quinta-feira, 21 de abril de 2022

Reunião de secretariado destaca políticas públicas de sucesso efetuadas e em andamento na Capital


O secretariado municipal apresentou, na tarde desta quarta-feira (20/04), no Cuca Pici, o andamento das políticas públicas e de novos projetos a serem cumpridos na atual gestão. Durante a reunião com o prefeito José Sarto, os titulares das pastas também demonstraram resultados dos projetos que estão sendo executados e atualizaram as metas que devem ser cumpridas até o final da gestão.

“Saio daqui hoje com o sentimento de que temos muitos desafios, mas com certeza, com esse time que tenho o privilégio de gerenciar, vamos superar estes que promovem avanços para a população de Fortaleza. A Cidade não vai se decepcionar com essa equipe. Fazemos uma gestão para a periferia, para quem precisa, e a nossa missão é construir pontes, interlocução”, destacou Sarto.

Conforme o secretário da Cultura, Elpídio Nogueira, a reunião evidenciou cases de sucesso. “Fortaleza é protagonista em educação, saúde, turismo, e isso nos enche de orgulho por fazer parte de uma equipe que tem dado uma resposta tão intensa e positiva para a cidade em que vivemos”, declarou.

Tecnologia e inovação

Em relação a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), o presidente Luiz Alberto Sabóia destacou que o intuito da pasta é focar na inovação como política pública, algo que ultrapassa as barreiras da tecnologia. “Com o Juventude Digital, nós trabalhamos com inclusão social, geração de emprego e renda e estratégia de desenvolvimento econômica. Desenvolvemos mais de 30 atividades que já impactaram mais de 3 mil jovens, além de termos parcerias com 20 secretarias”, detalhou, afirmando que a expectativa é angariar a participação de cerca de 12.500 jovens em 2022.

Outro projeto da Citinova, o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), com 100% de implantação, conta atualmente com 24 iniciativas também em parceria com outras pastas, possui três projetos atualmente em expansão: Parada Segura, Ponto do Entregador e Microparques.

O secretário do Turismo, Alexandre Pereira, destacou o uso assertivo das tecnologias por meio dos estudos do Observatório do Turismo, que proporciona o conhecimento de informações para a tomada de decisões, para a aplicação de recursos e para o direcionamento de ações de promoção e marketing na cidade como destino turístico. “Assim, podemos trabalhar com maior assertividade”, disse.

Para a retomada do turismo após as ondas da Covid-19, se destaca o investimento de R$ 14 milhões no Cidade com Futuro e a realização de eventos em 2022 e 2023 como as principais ações para fomentar esse mercado.

A tecnologia também está em destaque na Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) com a nova central localizada na Avenida Beira Mar. Conforme o titular da pasta, coronel Eduardo Holanda, já são cinco células de proteção comunitária implantadas, além de um sistema de videomonitoramento já com 77% e a entrega de um novo quiosque previsto para abril deste ano. “A Guarda Municipal de Fortaleza é o principal monitor da nossa secretaria, sendo a terceira maior do Brasil. Teremos a inserção de mais mil novos guardas para desenvolver a segurança de proximidade e de prevenção”, enfatizou.

A Secretaria Municipal da Juventude, que vem trabalhando políticas públicas de inclusão social efetivas e de longo prazo, segue no tema da tecnologia e da inovação com os projetos JuvLAb, Voa Juventude, Cria Juventude, Futuros, Voa Juventude, Escola de Moda e outros. Além disso, dá andamento aos programas já conhecidos, como o Academia Enem, que terá o número de vagas triplicadas este ano; e o Bolsa Jovem, o programa de transferência de renda que já está 90% concluído, contemplando mais de 3 mil jovens com o investimento de R$ 10,8 milhões. Em 2021, a Rede Cuca realizou o atendimento de 325.229 jovens e emitiu 11.387 certificados.

Finanças

A modernização de sistemas também está a favor das políticas financeiras da Capital. A Secretaria Municipal de Finanças vem otimizando a arrecadação do município, buscando reduzir a inadimplência, combater a sonegação e buscar justiça fiscal por meio de serviços online, que desburocratiza os processos.

Parte disso vem com o aperfeiçoamento da relação com o contribuinte em ações como ampliação do atendimento virtual, disponibilização de pagamento por crédito, débito ou carteira digital, além de comunicação por whatsapp. Há também integração com as plataformas Fortaleza Digital e o Gov.br “Estamos realizando a modernização tributária, em parceria com o Governo do Estado, focando na transparência e na simplificação”, apontou a secretária de finanças Flávia Teixeira.

Gestão e manutenção

O secretário de Gestão Regional, João Pupo, destacou em sua apresentação as ações para a conservação das vias de Fortaleza, de prédios públicos, limpeza, ocupação do solo e dos espaços públicos, assim como o desenvolvimento da participação social. Para ele, a iniciativa mais ambiciosa vem sendo a Central de Serviços Compartilhados, que deve ser entregue até o início do segundo semestre de 2022.

“É um novo sistema para abrigar todas as aspirações de conservação e reforma dos prédios públicos, com uma lista pré-disposta de serviços que os secretários possam demandar e evitar maiores obras. É algo inovador”, pontuou Pupo.

Por sua vez Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) está com 72% do programa Fortaleza Cidade Limpa, que cresce com a instalação de mais 40 Ecopontos e 20 Mini Ecopontos até o final da gestão, assim, como as franquias sociais de reciclagem.

A SCSP também vem atuando na requalificação de 50 km de calçadas acessíveis (45% já concluídos), ampliação de mais 50 km de faixas exclusivas para transporte coletivo (46% concluídos), além de mais 150 km de ciclofaixas (30% concluídos).

Moradia para quem mais precisa também segue avançando em Fortaleza. De acordo com o secretário de Habitação, Adail Fontenele, há 3.600 unidades habitacionais em andamento e outras 1.076 em fase de planejamento. Desde 2021, foram entregues 272 novas residências, além de 227 melhorias habitacionais e também foi feita a regulação fundiária de 1.311 moradias nas comunidades Vila do Mar e Conjunto Palmeiras. Outras 19.200 regularizações em 30 comunidades devem ser executadas até o final da gestão.

Cultura e criatividade

O plano estratégico da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) apresentado envolve a expansão da política cultural para todos os territórios, por meio do financiamento à cultura e investimentos em editais como o de Cultura Tradicional Popular, Edital das Artes, Festival de Teatro, entre outros, que alcançou, até março de 2022, 43% da meta proposta.

Há também a realização de uma programação contínua na rede de equipamentos culturais na cidade, atualmente em 50% do progresso. Um exemplo foi a retomada das atividades gratuitas com a semana do aniversário de Fortaleza e a criação da Quarta Cultural. Os investimentos da também envolvem patrimônio cultural e memória e desenvolvimento da economia cultural.

A reunião foi encerrada com a apresentação do título Fortaleza Cidade Criativa do Design pelo vice-prefeito Élcio Batista, chancelado pela Unesco em 2019 e que se desenvolve atualmente pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), com compromissos até 2023.

Para Élcio, o design é uma linguagem que pode ser utilizada para superar os desafios da cidade com criatividade, planejamento, identidade, tradição e cultura. “Fazemos parte de uma rede de cidades comprometidas com a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos através da economia criativa. Dessa forma, Fortaleza ancora sua economia ao design”, destacou.