terça-feira, 19 de abril de 2022

O empreendedor, a academia e o desenvolvimento

​​​​​​​Arnaldo Santos

​​​O homem deve demonstrar indiferença pela glória, jamais, entretanto, pela ​​​​honra. Frei Gregório Girard-(franciscano e pedagogo suíço) 

​​Fato de evidente estimação sucedeu, agora em 23 de fevereiro de 2022, no âmbito da nossa primeira instituição universitária, fundada pelo inesquecível Reitor Antônio Martins Filho, em 1955, a Universidade Federal do Ceará – UFC. Este é um dos mais renomeados institutos acadêmicos brasileiros, com rebatimentos no mundo todo, em razão das suas inserções no contexto da Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação, bem como de todas as vertentes do saber parcialmente ordenado e das manifestações da vida em pessoa. 

​​Eis que, no mencionado dia e em sessão magna, por ensejada e justa sugestão do seu magnífico Reitor, Prof. Dr. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, o Colegiado-mor da Instituição, o Conselho Universitário – CONSUNI, concedeu - por unanimidade, seja isso expresso - o título de Doutor Honoris Causa ao Dr. Jorge Alberto Vieira Studart Gomes. 

​​Beto Studart, conforme do conhecimento geral, é umdestacado empreendedor brasileiro-cearense, há extensos anos, nos vários setores da produção. Incluem-se, aqui, a administração de seus órgãos da direção e de stakeholders, bem como seu ofício de mecenasde empreendimentos na senda da indústria, comércio, serviços, terceiro setore toda a série atividades subsidiárias.

​​Como se já não fosse suficiente o fecundo currículo de vida do Empresário, em trabalho desdobrado com vigor e desprovido de intermitência, sem qualquer aparência de incerteza, pesou na decisão do CONSUNI - em adjutório a outros motivos condutores -a sua constante vinculação com a U.F.C., por intermédio da Federação das Indústrias do Ceará.Dita colaboração achegou, pois,ao Governo do nosso Estado a Academia sob comentário, consoante aludiu, como razão essencial para a concessão da honraria, o dirigente-mor e mentor da propositura, o Reitor Cândido de Albuquerque, em momento mais do que propício, motivo por que lhe dirijo, pessoalmente, efusivos parabéns , uma vez que, ao recipiendário da distinção, estãoaqui visíveis e assentes as congratulações pela outorga. 

​​Mesmo assim, sem que configure uma tautologia, isto é, algo redundante em razão da lógica exprimida nesse texto, não demora repetir parabéns  por esta ocorrência ao meu amigo insigne e colega da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Beto Studart, que me dignifica, sobremodo e constantemente, com sua desmedida atenção.

​​Desdeprolongados anos, emminha circunstância de jornalista,e ele na posição de empreendedor plural, me conquista cada vez a simpatia por meio de seus haveres de homem íntegro, cordato, honesto e dotado da mais estrita civilidade. Tudo isto sucede, é oportuno exprimir, malgrado haja - mesmo que poucas -discordâncias entre nós, o que assenta comopeculiaraos cidadãos, de per se, cujos posicionamentos, na contextura de normalidade das vivências de humanos educados e respeitosos, são carecentes de atenção, respeito e ponderação, sem que sobrem recontros acobertados pela inurbanidade, devendoobservar, cada um, o alcance dos entendimentos e reconhecer, cada qual, o aceite das diferenças.

​​Ao remansar a dita verdade nos moldes em que sucede exatamenteminha relação com o Beto Studart, estendendo, pari passu,  nossa amizade e benquerença, manifestoefusivas congratulações à imensa pessoa do noviço Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará, cujo mealheiro histórico ora se torna bem mais enriquecido.