segunda-feira, 25 de abril de 2022

Assembleia lança livro sobre gestão sistêmica e faz entrega de doações da campanha “A Leitura Liberta”

Em alusão ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, a Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta segunda-feira (25/04), às 17h, no auditório Murilo Aguiar, na sede da Casa do Povo, lançamento do livro “Enxergando o invisível: o sistêmico na gestão pública”, que tem como autora a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão e diversas servidoras. 

O evento marcará ainda o encerramento da campanha “A Leitura Liberta”, iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social da Alece para arrecadação de livros que serão doados ao sistema prisional do Ceará, com o objetivo de contribuir para a ressocialização e desenvolvimento pessoal. No momento, haverá a entrega simbólica dos livros ao titular da Secretaria de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque. 

Durante a solenidade, serão homenageados também parceiros da Campanha e pessoas atuantes na área da justiça, cultura de paz e desenvolvimento a partir do conhecimento e capacitação. 

Livro sobre gestão sistêmica

O livro “Enxergando o invisível: o sistêmico na gestão pública”, cuja edição foi realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), aborda a inserção das práticas sistêmicas na gestão pública e apresenta experiências da Alece, como o Comitê de Responsabilidade Social, as ações de Saúde Mental e o Centro Inclusivo de Atendimento para o Desenvolvimento Infantil (Ciadi). 

A obra tem como autoras, Cristiane Leitão, líder do Comitê de Responsabilidade Social da Alece e primeira-dama, assim como as servidoras da Casa, Lídia Andrade, Maria do Socorro Timbó, Ana Saskya Vaz, Rejane Sales, Bráulio Teixeira, Carina Nogueira, Kátia Quitéria Gomes, Lara Lobo, Lygia Herayde Gomes, Luana Brasileiro, Patrícia Codevilla, Selma Machado e Tamires Campos.

Homenagens

Durante o evento desta segunda-feira, a Alece homenageará pessoas que fazem a diferença para o desenvolvimento social em áreas como justiça, conhecimento e capacitação. 

Entre os homenageados, estão a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o titular da Secretaria de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), José Ricardo Montenegro Cavalcante.

Também, serão homenageadas, a desembargadora Graça Quental, responsável pela implantação das Centrais de Penas Alternativas na Grande Fortaleza; Luciana Teixeira, juíza da execução penal e coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF); defensora pública Aline de Paula Miranda, autora do projeto “Reconstruindo a liberdade” e a defensora pública Francilene Gomes, vice-presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça do Conselho Federal da OAB e atuante na área dos estudos de paz. 

Representando os parceiros da campanha “A Leitura Liberta”, será homenageado o educador e diretor superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante; o diretor do Inesp, João Milton Cunha de Miranda e Valdo Costa, analista do Inesp, assim como o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio do Coronel Leandro Silva Nogueira.