quarta-feira, 30 de março de 2022

Segurança de Icapuí é reforçada com a chegada do CPRaio e de Central de Videomonitoramento


Mais segurança para os cearenses. O Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chegou a sua 61ª base nesta terça-feira (29). Dessa vez, a cidade de Icapuí foi contemplada com a chegada do maior grupamento sobre motocicletas da América Latina. O município do Litoral Leste também contará com a 60ª Central de Videomonitoramento do Estado. O evento contou com as participações do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira.

O governador destacou que os raianos trabalham de forma integrada com outras composições da PMCE e apoio da tecnologia, por meio da central de videomonitoramento e outras ferramentas, para combater a criminalidade. “Esses homens são altamente treinados e utilizam motos para a mobilidade contra o crime. Os criminosos podem entrar em qualquer lugar, que os raianos e suas motocicletas, entram também. Entregamos aos policiais, as melhores motos, melhores armas, fardamento, para trabalhar pela população”, detalhou.

Em seguida, o chefe do Executivo estadual apresentou a central de videomonitoramento à população. “As câmeras giram e funcionam com a mesma qualidade dia e noite. Colocamos esses equipamentos em pontos estratégicos da cidade. Basta o cidadão acionar a Ciops, que é criado um sistema de alerta inteligente, acionando a viatura mais próxima, que se desloca e prende o criminoso. Por onde esse criminoso for, ele vai passar por uma câmera que acompanha o deslocamento. Esse sistema é o mais inteligente do Brasil”, pontuou Camilo Santana.


A vice-governadora parabenizou o município pelo reforço no policiamento e lembrou que a prevenção aos crimes também é uma preocupação constante do Governo do Ceará, que entregou, no mesmo dia da nova base do CPRaio e central de videomonitoramento, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime da Cunha Rebouças e o Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças, no Centro de Icapuí. “O CPRaio é um aliado da população. Com sua capacidade de mobilidade e agilidade, representará um reforço importantíssimo para Icapuí”.


Ao todo, a base de Icapuí contará com 23 policiais militares, dez motocicletas e uma viatura Raio caracterizada, fazendo o patrulhamento ostensivo no município, bem como nas localidades mais próximas. A nova unidade será comandada pelo capitão Maxmiliano de Souza Medeiros. Já sobre o videomonitoramento, serão 15 câmeras espalhadas pela cidade, compondo conjunto com outras 59 centrais de videomonitoramento em todo o Estado, com 3.516 câmeras no total.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, destacou o treinamento especializado do maior comando de motopatrulhamento do país e como essa formação auxiliará a população de Icapuí. “O CPRaio pode ser resumido a uma palavra: efetividade. E Icapuí recebe hoje, 23 homens altamente treinados e capacitados. Graças ao Governo do Ceará, eles têm os melhores equipamentos para trabalhar dia e noite pela população. Reforço aqui, o compromisso e empenho da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com o Raio, e demais forças de segurança, pela paz e tranquilidade de todos os moradores de Icapuí”, afirmou.


Para o coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira, a instalação da nova base contribuirá com as outras forças de segurança presentes na cidade. Ele destacou a importância da expansão do policiamento especializado, iniciada em 2015, para a redução da criminalidade no Ceará. “Eu não tenho dúvidas que o Raio será um divisor de águas na cidade de Icapuí. Aos raianos, que trabalhem com dedicação, técnica e sobretudo, amor à população”.

Durante sua fala, o prefeito de Icapuí, Raimundo Lacerda afirmou que a chegada do CPRaio e a implantação do sistema de videomonitoramento se juntam aos constantes investimentos feitos pelo Governo do Ceará no município. “O olhar atento do Governo do Ceará pela cidade de Icapuí merece todo o reconhecimento. Por isso, entregamos hoje uma homenagem ao governador Camilo Santana, pelas boas ações realizadas pelo Estado aqui”.

CPRaio em números

Atualmente, o CPRaio possui 2.775 policiais militares atuando em 61 municípios do Interior, Região Metropolitana e na Capital, com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas. No último dia 23 de março, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Desta vez, serão contempladas as cidades com mais de 25 mil habitantes. São elas: Redenção, Novo Oriente, Campos Sales, Milagres, Marco, Jardim, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz. Com a nova etapa serão 84 bases do Raio, com 3.436 policiais, em 1.853 motocicletas e 142 viaturas, além de 82 centrais de videomonitoramento e 3.843 câmeras em todo o Estado.

Expansão e formação


Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas.

A formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

O processo de interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Ceará. Hoje, o CPRaio está presente em todas as regiões e nos municípios mais populosos do estado.