segunda-feira, 14 de março de 2022

Prefeitura realiza audiência pública para discutir estudo de recuperação do litoral de Caucaia


A construção dos espigões é um sonho antigo dos moradores da região litorânea de Caucaia, que vem sofrendo há muitos anos com os impactos do avanço do mar. Com o objetivo de resolver definitivamente o problema, a Prefeitura Municipal de Caucaia, por meio de seu Instituto de Meio Ambiente (IMAC), realizou, na tarde desta segunda-feira (14), uma audiência pública para apresentar  e discutir estudos realizados por técnicos sobre o Projeto de Recuperação do Litoral. A audiência, que aconteceu na Escola Municipal Professora Iraci Pereira de Alcântara (EEMTI), contou com a participação e a apresentação dos pesquisadores do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE – IEPRO, através do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira – LAGIZC e representantes  do instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).

Projeto de recuperação do litoral visa a contenção da erosão marinha, com a implantação de 11 espigões e aterro Hidráulico, no trecho de 8 km, entre a Praia do Pacheco à Praia da Tabuba. A primeira fase do projeto prevê a construção de três espigões nas áreas mais críticas e com mais densidade populacional, que compreendem trechos da praia do Pacheco e Icaraí. 

"Após a audiência pública e a licença do IMAC, daremos início às obras dos espigões. Com isso, vamos resgatar e recuperar o patrimônio privado e público, além das moradias populacionais de áreas criticamente afetadas. Os benefícios se estendem também na área turística, pois a gestão tem interesse de retomar o turismo no Icaraí, que tinha uma visitação incrível há alguns anos", afirma André Daher, secretário de infraestrutura do município.

O projeto e o estudo, que apresenta os impactos ambientais e socioambientais, foram apresentados pelo professor e Doutor em Geografia (UECE), Fábio Perdigão. Na ocasião, o estudioso destacou que as obras vão  beneficiar a região. "Os estudos nos mostram que as construções dos espigões são benéficas para a recuperação da infraestrutura do litoral e também igualmente benéfica do ponto de vista  sócio-econômico. A percepção da população é boa. Esse aceno popular positivo foi percebido  durante o estudo sócio-econômico e ambiental da obra", afirmou o Professor.

Na ocasião, além da apresentação das pesquisas de implantação dos 11 espigões, os moradores puderam fazer perguntas e dar contribuições a respeito das obras. Evilázio Duarte, representante da Associação dos moradores do Icaraí, destacou que esta feliz com a notícia das obras dos espigões pois, antes mesmo do estudo, os moradores já começaram a notar uma valorização dos imóveis que antes estavam esquecidos. "Acompanhei e li o estudo ambiental. Essa transparência da gestão junto as pesquisas e planejamento técnico das universidades dão um grande respaldo a uma obra como essa. Então, ter essas obras é a esperança de recuperar a praia e proporcionar  compensações ambientais", ressaltou o morador.

A audiência contou com a presença de Leandro Araújo, presidente IMAC; Diego Pinheiro, secretário de planejamento urbano e ambiental municipal; Dr. Guthemberg Holanda, procurador Geral do município; André Daher, secretário de infraestrutura; professor e Dr. Gustavo Gurgel (Uece); professor e Dr. Fábio Perdigão (Uece); Domênico Acetta e Aluízio Santos, representantes  do instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), além de moradores da região.