quarta-feira, 30 de março de 2022

Prefeito anuncia reforço no plano de trabalho para a quadra chuvosa


O prefeito José Sarto anunciou, nesta terça-feira (29/03), reforço nas ações do plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa. Após dois dias de intensas chuvas em Fortaleza, serão ampliadas equipes de limpeza de canais, lagoas e bocas de lobo, e serão intensificados os trabalhos de podas de árvores. 

A Prefeitura de Fortaleza, também, custeará horas extras de agentes de trânsito, da Guarda Municipal, da Defesa Civil e contará com equipes da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) atuando em áreas críticas e de risco.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito, na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), logo após reunião do prefeito com representantes de secretarias que compõem o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa. Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Público (SCSP), da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), da SDHDS, AMC e Etufor, além da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

“Reunimos aqui todas as secretarias e órgãos que lidam com essa temática e determinamos que sejam reforçadas as atividades do Plano de Trabalho da Quadra Chuvosa. Esse é um esforço preventivo que realizamos desde dezembro do ano passado. Mas, com o grande volume de chuvas, percebemos a necessidade de reforçar as ações. Estamos determinando também uma ampliação da nossa força de trabalho, para atuar preventivamente e prestar melhor serviço à população diante de transtornos”, afirmou o prefeito.

Sarto anunciou também a criação de um Comitê de Monitoramento e Acompanhamento, que atuará de plantão durante a madrugada, a partir das 20 horas, e contará com um representante de cada órgão municipal que atua na temática. O objetivo é dar agilidade à atuação municipal.

“Resolvemos criar um comitê de monitoramento. Esse grupo vai ter um representante de cada órgão municipal e estadual e vai atuar presencialmente. O objetivo dele é garantir a proteção de todos os fortalezenses”, ressaltou o prefeito, pontuando também que as chuvas recentes ultrapassam a média histórica dos últimos 30 anos, cerca de 72% acima do registrado no mês de março.

Segundo ele, desde o início do plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa, já foram retiradas mais de 17 mil toneladas de lixo de lagoas, bocas de lobo, bueiros e canais. Até o momento, nenhuma ocorrência de deslizamento ou desalojamento foi notificada. Sarto garante que a Prefeitura possui a devida estrutura para acolher as pessoas em situações de emergência, tendo a possibilidade de disponibilizar equipamentos, logística de transporte e proteção alimentar.
Barragem do rio Cocó.

Barragem do Rio Cocó 


Após o anúncio, o prefeito, acompanhado de secretários, foi até a barragem do Rio Cocó, no bairro Conjunto Palmeiras. O objetivo foi monitorar o nível da água, diante das intensas chuvas, e assegurar a atuação preventiva do Município em áreas de risco, em caso de necessidade.