quinta-feira, 24 de março de 2022

Na caçamba de Bolsonaro, que ataca Camilo e Lula


O presidente Jair Bolsonaro visitou o município de Quixadá, onde participou da cerimônia de lançamento do programa "Força Tarefa das Águas". Esta é a sexta visita do chefe do Executivo ao Ceará. O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, montou uma tenda de vibrantes bolsonaristas. 

A visita do presidente à Quixadá foi planejada. O município é reduto do PT, que governou a cidade por 16 anos. Bolsonaro foi lá para atacar Camilo Santana e Lula. “Fora Camilo” e “Lula ladrão”, gritava o público. 

Na caçamba do carro que transportava Bolsonaro, estava o deputado Capitão Wagner e outros aliados. Bolsonaro, antes, havia usado uma motocicleta para levá-lo até o local do evento. No seu discurso, não citou candidatos, evitou problemas com a sua base. O PL não apoia Wagner, pretende lançar candidatura própria, mas o Capitão insiste na aliança. O partido pretende lançar o ex-deputado Raimundo Matos ao Governo do Ceará. O Podemos apoia Sérgio Moro. E pretende lançar candidato no Ceará, não tem nomes. 

O discurso de Bolsonaro foi de candidato à reeleição. Falou mal de adversários, disse que está pagando o Auxílio Brasil, em torno de R$ 400, e que trouxe água através da transposição do São Francisco. “Três anos sem roubo no governo, essa meta é minha”, disparou o presidente, acusando Lula, Dilma e Temer de conivência com outros países para emprestar bilhões. 

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira (PSD) é bolsonarista, muito mais por questão política do que mesmo por opção pessoal. Seu adversário é o petista Ilário Marques, um petista que pertence a corrente de Lula dentro do partido. Bolsonaro faz esforço para criar espaço eleitoral no Nordeste, uma região que pode decretar sua derrota para Lula, que tem 80% dos votos dos nordestinos.