quarta-feira, 16 de março de 2022

Forças de Segurança encerram fevereiro de 2022 com um aumento de 400% nas apreensões de entorpecentes


Em fevereiro de 2022, as Forças de Segurança do Ceará apreenderam 750,2 quilos de drogas (cocaína, crack e derivados de cannabis) em todo o Estado. O balanço positivo representa um aumento de 400% no total de apreensões, em comparação com o mesmo período no ano de 2021, quando foram apreendidos 150,2 kg de entorpecentes. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/SSPDS).

No acumulado do ano, também houve aumento significativo de apreensões de drogas, em todo o Ceará. Na soma de janeiro e fevereiro de 2022, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) recolheram pouco mais de uma tonelada de entorpecentes em ações realizadas nos municípios cearenses. O dado é 88,4% superior ao dos dois primeiros meses de 2021, quando foram apreendidos 531 kg.


Durante o mês de fevereiro, uma ação conjunta entre a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou nas prisões de quatro pessoas e nas apreensões de mais de 100 quilos de drogas, durante uma abordagem realizada no município de Viçosa do Ceará (AIS 14). Os entorpecentes foram encontrados dentro de pneus de um trator, que estavam na traseira de uma caminhonete.

Outro trabalho que se destaca é o do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas da Polícia Civil no Cariri, que atua no combate à atividade ilícita, especialmente na divisa do Ceará. De acordo com o delegado Felipe Marinho, titular do NCTD, os números positivos são um estímulo para a continuidade do trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Ceará. “A partir do aprimoramento das nossas técnicas de investigação, com auxílio do Poder Judiciário e do Ministério Público, as apreensões só crescem”, comemora.


De janeiro a dezembro do ano passado, os policiais civis apreenderam, somente no Cariri, 673 quilos de maconha, encontraram cerca de 678 pés de maconha, 47 mil gramas de crack , 73 quilos de cocaína e 806 comprimidos de ecstasy, com um total de 82 prisões, sendo elas, por meio de cumprimentos de mandados de prisões preventivas e também por flagrante. Para o delegado, as apreensões “ajudam na redução de índices de homicídio, roubos e outros crimes violentos, uma vez que o tráfico de drogas é o nascedouro desses outros delitos”, destaca.

Denúncias

A SSPDS-CE ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações também podem ser repassadas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.