terça-feira, 15 de março de 2022

CPI do Motim retoma atividades e começa nova etapa


Na manhã desta terça-feira (15/03), de forma remota e presencial, foram retomadas as atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o uso dos recursos das associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Na ocasião, foram aprovados dois requerimentos de autoria dos deputados integrantes da Comissão, Elmano de Freitas (PT) e Marcos Sobreira (PDT). Esses requerimentos vão marcar uma nova etapa da CPI.

O requerimento do deputado Elmano de Freitas convida pessoas que atuam na administração das associações a comparecerem à reunião da CPI para prestarem esclarecimentos. O requerimento do deputado Marcos Sobreira também faz convites a funcionários da Associação dos Profissionais de Segurança para  esclarecerem algumas condutas sobre questões relativas ao curso das investigações.

O presidente da CPI, deputado Salmito (PDT), informou que essas são as primeiras oitivas que marcam a nova fase das investigações. “Agora vamos focar em ouvir os membros das associações, os funcionários e outros representantes que possam esclarecer nossas dúvidas e nos ajudar a separar o joio do trigo no que diz respeito a essas formações de motim”, disse.


O parlamentar lembrou que a CPI não realizou atividades de cunho deliberativo durante o recesso parlamentar, sendo essa a primeira reunião pública após o início dos trabalhos legislativos de 2022. 


Participaram da reunião os deputados Marcos Sobreira (PDT), Elmano Freitas (PT), Delegado Cavalcante (PTB), Augusta Brito (PCdoB), Romeu Aldigueri (PDT), Queiroz Filho (PDT) e Soldado Noélio (Pros).