terça-feira, 15 de março de 2022

Com alta do combustível, transporte municipal gratuito em Caucaia reforça economia no orçamento familiar


A nova alta de combustível no Brasil, em março deste ano, impactou duramente o orçamento dos brasileiros. Em Caucaia, os munícipes celebram seis meses em que têm a opção de economizar graças ao programa “Bora de graça”, que oferece transporte gratuito municipal para a população desde setembro de 2021. Com essa iniciativa, o caucaiense consegue economizar de 15% a 36% na renda familiar.

Caucaia, que tem cerca de 400 mil habitantes, é o segundo maior município em densidade demográfica do Ceará. Com o Programa Bora de Graça, o transporte público no município é totalmente gratuito e oferece 70 ônibus rodando em 30 rotas diariamente. De acordo com a Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT), com a gratuidade, o número de usuários transportados chega a uma média de um milhão e meio e quase 500 mil km rodados mensalmente.

Para a vendedora ambulante, Rafaela Santos, a gratuidade foi excelente pois possibilitou uma maior economia para o trabalhador autônomo. “Sou vendedora ambulante, moro longe e ter a gratuidade dos transportes foi excelente. Com o aumento da gasolina, as coisas ficaram mais caras e não está fácil para ninguém. Se já está difícil comprar gasolina para se locomover, imagine colocar comida dentro de casa. Portanto, é uma economia grande poder se locomover de graça dentro da cidade. Foi uma excelente iniciativa da gestão“, ressalta Rafaela.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim destaca que os principais benefícios do programa Bora de Graça são a promoção da inclusão social, da economia no orçamento familiar e a sustentabilidade ambiental, consequência direta da redução considerável das emissões diárias de CO2 de carros no trânsito da cidade. O gestor ainda ressalta que “a implantação do programa Bora de graça só foi possível graças a coragem de uma gestão organizada financeiramente. Fruto de muito estudo, muita responsabilidade fiscal e compromisso com a população”.  O investimento da Prefeitura Municipal de Caucaia no programa é de cerca de R$ 2 milhões por mês.

A economia com o transporte público também se reflete até na hora do lazer. José Lincoln, aprendiz de manutenção, diz que “com o aumento da gasolina e de todas as variantes atuais, é muito importante esse transporte de graça, pois muitos estudantes, que não tinham condições financeiras, agora têm a oportunidade de ir à escola. Além de facilitar o acesso à escola e trabalho, a gratuidade da tarifa de ônibus também ajuda na economia e no acesso ao lazer. Afinal, é importante se divertir também”, celebra.

Segundo o prefeito Vitor Valim, “nesse momento de aumento da gasolina, com a gratuidade das passagens, os munícipes vão poder ter um incremento ainda maior no orçamento da família e direcionar o dinheiro que seria usado para transporte em outras demandas também importantes", afirmou.