quarta-feira, 16 de março de 2022

Conselho Estadual aprova Chapada do Araripe como Paisagem Cultural


O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa)  aprovou no dia 09 de março, por unanimidade, a primeira chancela de Paisagem Cultural do Estado do Ceará. Trata-se de mais um passo para a campanha pelo reconhecimento do território, que abriga sítios naturais, paleontológicos e arqueológicos, como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco.

A aprovação foi realizada durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho, com a participação de representantes da Urca, Geopark Araripe, Fecomércio Ceará, Fundação Casa Grande, Instituto Cultural do Cariri, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), além dos servidores da Secult e dos conselheiros do Coepa. Em seguida, começam os debates para a consolidação do Plano de Gestão e Proteção da Chapada do Araripe, a partir da pactuação entre sociedade civil, iniciativa privada e do 3º Setor, que, juntos, farão a gestão de forma compartilhada. 

Iniciada pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc Ceará, e Fundação Casa Grande, a Campanha Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade começou em 2019, com a realização do I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade. O evento reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular. Já em 2021, houve a 2ª Mesa de Debates, que integrou a programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas. 

O Sesc Ceará e a Fundação Casa Grande, no entanto, já trabalham dentro desta perspectiva do fortalecimento da cultura da região do Cariri há mais tempo. Exemplo disso é o projeto Museus Orgânicos, que transforma em lugares de memória e afeto as casas dos mestres de cultura da região. Além da Mostra Sesc Cariri de Culturas, evento realizado há mais de duas décadas, que valoriza e impulsiona as manifestações artísticas locais.

 “A chancela por parte do Coepa é mais um passo importante para o reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade por parte da Unesco, título mais importante no sentido de salvaguarda cultural e natural. Seguiremos mais fortes e atuantes na campanha que conta com a participação de instituições públicas, organizações não-governamentais, além de instituições internacionais”, explica Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará.