segunda-feira, 21 de março de 2022

As plenárias do deputado José Guimarães


O deputado José Guimarães (PT) iniciou suas plenárias. São reuniões com eleitores, nas regiões do Ceará, em busca de um quinto mandato na Câmara dos Deputados. Na primeira fase, o vice-presidente nacional do PT está abrindo diálogo com produtores rurais e agricultores familiares, ligados à Fetraece. 

A entidade é a poderosa que controla os 183 sindicatos rurais no Ceará, envolvendo cerca de dois milhões de trabalhadores em 11 regiões.  É ligada à CONTAG, maior confederação de trabalhadores da agricultura familiar da América Latina. 

A Fetraece funciona como um braço importante do governo Camilo, por controlar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Ana Tereza, atual secretária, filiada ao PT, indicada e ligada ao deputado José Guimarães. De Assis Diniz e Dedé Teixeira, que passaram pela Pasta, também, petistas eram ligados a Guimarães. 

A plenária do deputado, com sindicatos rurais e representantes da Fetraece, foi um sinal claro de que o PT vai atuar juntamente com o PDT. “Nossa meta é vencer a eleição no Ceará, fazer o Lula o mais votado”, colocou Guimarães. O parlamentar pondera que, no futuro, o PT quer ser protagonista no Ceará, ou seja, ter candidatura própria, o que é razoável. Guimarães, com sua fala, acalmou os mais nervosos no partido, que insistem em apontar nomes dentro do PDT, insinuando vetos. “O adversário é o Bolsonaro e o bolsonarismo”, pontuou o parlamentar, que é ligado ao ex-presidente Lula. 

Segundo Guimarães, o governador Camilo Santana está deixando o governo para entrar na disputa ao Senado, com o objetivo de ser uma voz forte em favor de Lula na Casa. O petista informou que o partido, no Ceará, crescerá sua representação em Brasília. 

José Guimarães tem histórico de influente no Congresso Nacional.  MFoi líder do PT na Câmara, líder do governo Dilma, líder das minorias e das oposições. Acusado de mandar um assessor colocar dólares de propina na cueca, conseguiu superar, na justiça, seu pior momento. Foi inocentado. Ele ganhou força com a volta de Lula. Recentemente, em Barbalha, durante evento com o governador Camilo e o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, comunicou que o PT seguiria na aliança com o PDT e, na votação dentro da convenção petista fez, valer a posição de apoiar o candidato pedetista, sem impor nomes, apesar de saber que existe um movimento dentro do PT que exige ser ouvido, antes da definição da chapa majoritária.