terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Instalação de fábrica de telhas de plástico 100% reciclado, em Quixadá, está avançada


Com articulação por meio do programa Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento (PODE), já estão avançadas as tratativas para a instalação de fábrica de telhas de plástico 100% reciclado no município de Quixadá. A iniciativa é do deputado Salmito, criador do PODE. Inicialmente, serão gerados cerca de 100 empregos.

Segundo o deputado, o CEO da Telite S.A., Leonardo Retto, e o investidor Eduardo Lo Fiego, acompanhados do executivo Fábio Feijó, cofundador do programa, estão em Quixadá agilizando os trâmites com o prefeito Ricardo Silveira. Na quinta-feira (24/02), no período da manhã, os empresários estarão reunidos com o deputado Salmito e com o secretário estadual da pasta de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior. 

Para o deputado Salmito, que conseguiu trazer essa indústria para Quixadá, por meio do PODE, a nova telha da Telite consegue converter a energia solar em eletricidade com a adição do grafeno, tornando as construções autossuficientes em energia.

“Uma das razões da indústria ser instalada em Quixadá é o fato de lá existir um polo universitário e porque a indústria irá desenvolver, com universidades locais, uma tecnologia com grafeno para uma possível geração de energia elétrica da telha a partir do sol”, disse Salmito destacando a importância da parceria com o governo do Estado.

Segundo Salmito, essa indústria irá gerar empregos diretos e renda para os recicladores e irá contribuir com a causa ambiental.