segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Governo do Ceará inaugura areninha no município de Paracuru


O Governo do Ceará entregou neste sábado (5), mais uma nova areninha no Interior cearense. O equipamento está localizado no município de Paracuru, litoral oeste do Estado. O governador Camilo Santana presidiu a solenidade acompanhado dos secretários da Casa Civil, Chagas Vieira; do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; do prefeito de Paracuru, Wembley Gomes Costa, conhecido como Beim; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; e demais autoridades.


Agora, 258 campos de grama sintética implantados pelo poder público. São 159 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 99 instalados na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. Este equipamento entregue em Paracuru representa um investimento de R$ 1.385.446,14.

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.


Para o governador Camilo Santana, a Areninhas são espaços para se descobrir talentos e proteger jovens de perigos, como a violência urbana. “Aqui, nós vamos ter monitores, escolinhas de futebol e várias atividades para que os jovens possam ocupar este espaço. É também uma forma de educar e de prevenir, também na saúde”. O governador Camilo Santana anunciou ainda durante a solenidade mais duas areninhas para o município e outras importantes parcerias, como a estrada que liga Paracuru e São Gonçalo do Amarante.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.


Para o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, e filho do senhor Luiz de França Filho, que dá nome ao equipamento, é uma alegria e um reconhecimento ao pai. “Eu tenho a satisfação de estar na Casa Civil acompanhando importantes obras em todo o Ceará e aqui em Paracuru não é diferente. A gente tem visto obras estruturantes aqui em Paracuru, na saúde, na educação, na infraestrutura e eu fico feliz em dar esta contribuição à minha terra”, comemorou.


O secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, destacou que a política das Areninhas é referência em todo o país. “Esta é a maior política de esportes no Brasil, referência hoje, e nós temos recebido visitas de outros estados para orientar sobre como fazer. E aqui em Paracuru vamos colocar em prática o programa Esporte em 3 Tempos para os jovens e as crianças”. Mais 69 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 14 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação.



O prefeito do município, Wembley Gomes Costa, o Beim, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará. “Foi muita luta conseguir inaugurar esta Areninha, que hoje é uma realidade. Não tenho dúvida que vai mudar a realidade desta comunidade e vai trazer melhorias em diversas outras áreas, como a segurança e a educação”. Na ocasião, o prefeito Beim agradeceu pela implantação do Batalhão do Raio no município e destacou que há 130 dias não há nenhum registro de crime violento em Paracuru depois que o reforço policial foi implantado.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, é uma satisfação ver as políticas públicas sendo implantadas e dando resultado. “Como uma pessoa ligada ao esporte, eu fico feliz em ver a política de Areninhas dando resultado. Saiu de Fortaleza e hoje está em todo o Ceará e eu não tenho dúvida de que daqui vão sair grandes craques e, com certeza, grandes homens e mulheres que vão ter o esporte como diferencial na formação das suas vidas”.


Para o desportista e atleta Paulo Eduardo Rodrigues, a nova areninha é uma novidade para todo o município. “É um feito histórico e vai trazer para cá toda a comunidade de Paracuru e até dos municípios vizinhos. É um projeto de inclusão fantástico. Nossas crianças só têm a ganhar”, comemorou.

O radialista Tony José disse que a nova areninha vai ser uma fonte de boas notícias. “Feliz com esta obra de extrema importância para quem mora em Paracuru e para quem ama o esporte. Daqui podem sair novos talentos e, com certeza, vamos ter muita coisa para informar, começando com a inauguração da Areninha”.

Histórico

Os primeiros equipamentos implantados contemplavam os municípios de médio e grande porte com maior número de jovens em zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010. As arenas são compostas de campo society com grama sintética, vestiários com banheiro, acessos pavimentados, calçada com piso intertravado, torres de iluminação, alambrado e rede, bancos de reserva e depósito para materiais esportivos.

Após o lançamento do projeto Areninhas do Interior, foi lançada a segunda etapa do programa para contemplar municípios com população inferior a 50 mil habitantes.

A elaboração dos projetos técnicos de Engenharia e Arquitetura para construção das areninhas é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão vinculado à Secretaria das Cidades (SCidades). A SOP ainda faz o acompanhamento e fiscaliza as obras de cada areninha construída.

Concluídas as etapas de obra, estes equipamentos esportivos são entregues para gestão de comitês municipais formados pelas prefeituras e representantes das comunidades locais, ao passo que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) fica a cargo de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer nas arenas.