segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Fortaleza ganha nova opção de lazer e esporte, com entrega do Polo do São João do Tauape


Construído dentro da área do Parque Estadual do Cocó, o Polo de Lazer do São João do Tauape é mais um espaço para a população usufruir em Fortaleza como opção de esporte, lazer e convivência. Inaugurado neste sábado (5), o equipamento recebeu cerca de R$ 4 milhões de investimento do Governo do Ceará e ocupa uma área de 7.300 m², às margens da Avenida Governador Raul Barbosa.

O governador Camilo Santana disse que a ideia de construir o espaço surgiu da necessidade de entregar um local que reunisse várias benfeitorias para a população da região. “Criar espaço para reunir as famílias, os jovens, poder tirar da rua. Este polo tem esse objetivo. Havia uma reivindicação da comunidade, que não tinha um espaço de lazer, mas também não tinha área, porque há uma densidade demográfica muito forte dentro do São João do Tauape. Então, resolvemos comprar esta área e hoje estamos entregando um parque com tudo que possa existir para que a gente possa reunir as famílias e dar oportunidade para os jovens”, destacou o chefe do Executivo Estadual, que garantiu segurança 24 horas e que, em breve, a passarela ligando os dois lados da avenida estará concluída.


O Polo de Lazer do São João do Tauape conta com quadra poliesportiva de areia, areninha, pista de skate, brinquedopraça, aparelhos de ginástica, vestiários e estacionamento. Além de toda essa estrutura para esporte e lazer, o equipamento possui uma área verde e sistema de irrigação a ser implantado pela Secretariado Meio Ambiente (Sema), bem como uma passarela sobre a avenida, que está em execução, com investimento de R$ 2 milhões.

A vice-governadora Izolda Cela confidenciou que essa é uma das ações do poder público que a deixa mais satisfeita com a missão de melhorar a vida da população. “Este é um tipo de obra das que eu gosto mais, porque muda a situação urbana da cidade para melhor. Oferece às pessoas uma oportunidade daquilo que é mais importante para essa moçada aqui, os jovens, idosos, adultos, que é uma área de lazer com qualidade. Então, é muito bacana”, declarou.


O local onde o Polo foi erguido fica na antiga fábrica Irmãos Carneiro Indústria de Beneficiamento de Cera de Carnaúba. Como forma de preservar a história, o projeto preservou a chaminé da antiga fábrica por se tratar de uma referência histórica do bairro e que pode ser vista de longe.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou o ganho para a comunidade próxima com a entrega do Polo de Lazer. “Amigos do São João do Tauape, do Pio XII, da Aerolândia, este é um momento histórico para o bairro e para a cidade de Fortaleza. Vocês estão ganhando um grande complexo. Aqui é parte do Cocó. Uma grande conquista, uma luta de 40 anos”, disse o titular da Sema.


Para além do esporte e lazer

A estrutura entregue à população vai representar mais do que um novo espaço de lazer para a comunidade. Vai representar uma opção para trabalhar a formação de cidadãos através do esporte. Desenvolvido na Aerolândia e Lagamar, o Projeto Raio de Luz atende mais de 100 crianças e jovens da região em um trabalho que une futebol e educação. Coordenador da ação, José Nicácio ressalta que a intenção não é só gerar novos craques. “A primeira coisa que digo, quando o jovem chega e vem falar comigo, é que tem que ser matriculado em uma escola. É uma exigência que faço, porque a gente tem que conseguir o atleta cidadão. Esse é o nosso pensamento”, confessou.

Mona Valesca atua na comissão técnica do projeto ao lado do marido. Ela comentou que, com a nova estrutura, os participantes terão um espaço mais adequado para treinar, visto que o campo que jogam até hoje não reúne as mesmas condições. “Ficou maravilhoso, porque aqui é um campo de 11. Lá, nós treinamos o fut-7 e aqui vai vamos treinar com 11, né? Lá não tem a mesma estrutura”, afirmou a técnica.