terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Prefeitura de Fortaleza beneficia mais de 300 mil jovens com políticas públicas em 2021

 


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, desenvolveu várias ações e projetos com objetivo de promover proteção social e oferecer oportunidades às juventudes do município em 2021. Ao todo, 326.229 jovens foram beneficiados com as políticas públicas implementadas na cidade. O fomento ao protagonismo social e econômico fez de programas como Bolsa Jovem, Juventude na Onda, Cria Juventude, Voa Juventude e Academia Enem aliados no processo de apoio e formação das juventudes.

“Foi um ano desafiador, mas de muitas conquistas. Conseguimos ampliar o Bolsa Jovem e tivemos mais de cinco mil jovens participando do Academia Enem, com aulas presenciais e virtuais. Ampliamos também o Juventude na Onda para 20 escolinhas. Na Rede Cuca, foram mais de 600 mil atendimentos e mais de 230 mil jovens atendidos. Lançamos também novos programas, como o Cria Juventude, que selecionou 25 projetos de impacto social. No Voa Juventude, mais de 270 jovens representaram a juventude de Fortaleza em congressos e campeonatos pelo Brasil e outros países. Foram muitas ações, e a expectativa é que em 2022 sejam ainda mais, com mais oportunidades para os jovens da cidade”, celebra o secretário da Juventude. Davi Gomes.

O Academia Enem é um curso gratuito, voltado para orientar e preparar os jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para o ingresso na educação superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares em geral. Implementado em 2013, o AE já beneficiou mais de 70 mil jovens. Neste ano, em razão da pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social, o projeto ocorreu de forma híbrida, com aulas virtuais e presenciais. Cerca de 5.174 jovens foram beneficiados pelo AE, que contou com 52 aulas virtuais e 32 presenciais.

Com o retorno das atividades após o isolamento rígido, a Pasta retomou o programa Voa Juventude, que desde 2019 já levou jovens para vários estados do Brasil e para o exterior, concedendo passagens (aéreas e terrestres) e hospedagens (nacionais e internacionais) para que possam desenvolver suas habilidades e formações contínuas, participando de eventos, congressos, campeonatos, seminários, feiras, mostras ou cursos. Até novembro deste ano, 272 foram beneficiados com o programa.

Criado em 2019, o Programa Bolsa Jovem tem o objetivo de garantir aos jovens de Fortaleza em situação de vulnerabilidade condições para o pleno desenvolvimento das suas habilidades individuais, por meio da concessão de benefício financeiro e formação, visando à redução das desigualdades e promovendo a inclusão juvenil. Em sua 2ª edição, iniciada em 2021, os jovens foram selecionados para receberem bolsas mensais de R$ 300,00 pelo período de um ano. Essa edição contou com aumento em 50% do número de vagas (passando de 2 mil para 3 mil) e três vezes mais áreas de interesse (aumentando de três para nove): Arte e Cultura; Cidadania e Participação Social; Ciência, Educação e Tecnologia; Comunicação; Comunidades e Povos Tradicionais; Práticas Recreativas e Lazer; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Bem-Estar; Economia Criativa e Empreendedorismo.

No Juventude na Onda, que neste ano ampliou sua atuação para atender 20 escolinhas de surf da orla de Fortaleza, foram selecionados 20 instrutores e 20 monitores para ministrar, durante o período da ajuda de custo, aulas de surf ou bodyboarding em uma das escolas selecionadas pelo projeto, que além da cessão de material, também receberam apoio logístico. O CRIA Juventude, por sua vez, selecionou 25 projetos criativos de impacto social para receber apoio financeiro de R$ 7.300,00 para sua execução e serem submetidos ao processo de incubação e mentoria, oportunizando aos participantes condições de desenvolverem seus próprios negócios e iniciativas, com todo suporte necessário para um caminho de sucesso e contribuindo com o desenvolvimento, também, dos territórios da cidade.

Em dezembro, foi realizado o JuvFest, primeiro festival das juventudes da Capital. O evento, de caráter formativo, ocorreu em todos os espaços do Cuca José Walter e contou com palestras, bate-papos, oficinas, lançamentos, experiências imersivas, exibição de filmes, ações culturais e muitas outras atividades.