quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Sigo e Status: ferramentas inéditas de tecnologia são usadas no combate a crimes e controle de sinistros

 

Amplamente utilizada no dia a dia da sociedade moderna, no Estado do Ceará, a tecnologia tem sido muito bem aplicada na segurança pública. A partir da iniciativa do governador Camilo Santana, em 2018 foi criada, de maneira inédita no país, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), cujo objetivo é a realização de pesquisas, estudos, projetos estratégicos e análise criminal para o fortalecimento da formulação de política de segurança pública no território cearense.



Resultado desse investimento, duas tecnologias têm se destacado e até sido premiadas, mostrando o quanto é importante a modernização e o bom uso da inteligência. Uma dessas ferramentas é o Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará, mais conhecido como Sigo, desenvolvido pela Supesp, através da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp). O Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, coronel Ricardo Catanho, é um dos idealizadores do Sigo. Ele explica que o sistema foi criado para resolver determinados problemas operacionais principalmente junto ao Corpo de Bombeiros.


O primeiro, de acordo com Ricardo Catanho, seria a localização dos hidrantes, instrumentos muito importantes quando há o registro de incêndios de grandes proporções. “Até a chegada do Sigo a localização desses hidrantes dependia exclusivamente da memória, da experiência, da lembrança dos profissionais do Corpo de Bombeiros. Isso levava tempo. E tempo em relação a segurança pública pode significar perda de vidas”, relata. “Ou seja, os bombeiros quando precisavam localizar rapidamente esse hidrante precisavam sair perguntando, procurando. Se não houver um reabastecimento de modo imediato e tempestivo, esse incêndio poderá se alastrar e vidas poderão ser perdidas”, explica Catanho, afirmando que a partir da criação do sistema georreferenciado essa problemática foi totalmente extinta.


Outro grande problema com o qual a corporação se deparava dizia respeito às dimensões das vias, principalmente as circunvizinhas aos locais de incêndio, por onde carros de grande porte pertencentes à frota do Corpo de Bombeiros, não podiam passar e isso, muitas vezes, atrasava a ação da guarnição devido a congestionamentos e até pela necessidade de manobras em ruas sem largura suficiente ou onde não há espaço para estacionamento.

“O Sigo viabiliza a informação preditiva, antecipada, de qual rua cabe aquela viatura ou não. Ele calcula as dimensões das vias circunvizinhas ao local do sinistro e informa a equipe antes que ela chegue ao local”, conta o coronel do Corpo de Bombeiros, Ricardo Catanho. O Sigo também identifica o quartel mais próximo ao sinistro e traça as rotas ideais, tanto da unidade ao local do incêndio, quanto do local até os hidrantes mais próximos. “Isso agiliza e auxilia no gerenciamento da ocorrência, evitando a perda de tempo. Além disso, ele ainda também ajuda na medida em que informa para os operadores, qual é o poder operacional de cada unidade. Ou seja, mostra qual é a capacidade de água de cada um dos veículos, quantas pessoas estão de serviço, qual o endereço exato dessa equipe de serviço. Isso serve para verificar se a equipe mais próxima do sinistro também está apta, em condições qualitativas de atender aquela ocorrência”.

Dada a sua importância, o Sigo tem recebido prêmios e, a partir de sua visibilidade, o Ceará já recebeu visita de representantes de outros estados, interessados em replicar a estratégia. No último mês de novembro, a Comissão Coordenadora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) concedeu ao Sigo a Medalha do Prêmio Funcional do Mérito 2021, premiação concedida pelo Governo do Estado do Ceará aos servidores/empregados públicos estaduais que se destacam no exercício de suas funções específicas, por meio do desenvolvimento de ações inovadoras que visam a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Antes, no mês de maio, o sistema conquistou o terceiro lugar na final do ‘VI Prêmio Anual Gestion para Resultados en el Desarollo 2020’, na categoria “Monitoramento e Avaliação – Províncias e Estados”. O Sigo foi o único representante, na categoria, do Ceará e do Brasil na premiação internacional promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Como resultado do prêmio internacional, a Supesp foi convidada a apresentar a ferramenta no Seminário Internacional da Rede de Governos Subnacionais (Rede), que agrega países da América Latina e Caribe.