quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Novos memorandos de entendimento fortalecem o HUB do Hidrogênio Verde e ampliam a capacidade de produção de energia limpa no Ceará

 


O Ceará dá mais um importante passo para a consolidação do HUB do Hidrogênio Verde e para ampliar a sua capacidade de produzir energia limpa. O governador Camilo Santana assinou nesta quarta-feira (8), dois memorandos de entendimentos que resultarão em mais de R$ 7,6 bilhões de investimento no Ceará. O primeiro é um memorando de entendimento com a empresa Ingenostrum do Brasil LTDA para a construção de dois complexos de energia solar no interior do estado. Os empreendimentos preveem a geração de quase 6 mil empregos na fase de construção, e de 335 durante a operação total das unidades.

O segundo é o 13º memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém, no Ceará. O protocolo foi firmado com a Total Eren, subsidiária controlada do Eren Group, um grupo dedicado à eficiência dos recursos naturais. Estiveram presentes na transmissão pelas redes sociais, Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e secretária executiva da mesma pasta, Roseane Medeiros; os sócios da Ingenostrum do Brasil, Valentin Muñoz Fernández e Emanuela Menezes; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.

“Esse memorando de entendimento com Ingenostrum projeta um investimento em energias renováveis. Serão dois parques de energia solar no Ceará, em Ibicuitinga e Quixadá, totalizando quase dois gigawatts de potência. Isso aumenta em mais de 50% a capacidade do Estado em produção de energia limpa. Vamos gerar quase 6 mil empregos durante as obras, construção, com um investimento de mais de R$ 7,6 bilhões, muito importante nesse momento de retomada da economia, e geração de emprego e renda no Ceará. Agradeço (a empresa), por acreditar no Estado, no nosso potencial, e na grande vocação que temos nas suas energias renováveis, tanto eólica quanto solar”, explicou Camilo Santana.