quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Mesmo foragido, filho do prefeito de Itatira tem Habeas Corpus favorável no Tribunal de Justiça

 


O desembargador Francisco Carneiro Lima, do Tribunal de Justiça do Ceará (TC-JE), decidiu na última sexta-feira (17) acatar o pedido de habeas corpus à favor de Antonio Jonas Martins Mateus, filho do prefeito de Itatira, José Dival, que estava foragido há dois meses. Ele é acusado de comandar quadrilha que desviou milhões da prefeitura da cidade. Somente o filho do prefeito possuía mais de 30 contas bancárias para movimentar o dinheiro desviado. 

Jonas estava com prisão preventiva decretada desde o dia 20 de outubro, após deflagrada a segunda fase operação “Hasta”, que investiga esquema milionário de corrupção na Prefeitura de Itatira. Além de Jonas, o irmão, Francisco Jackson Martins Mateus também foi alvo da operação, além de Paulo Anderson Alves Mota, filho do vereador Paulo Ruberto.

Durante a operação "Hasta", a Polícia Civil descobriu que existe ligação entre a facção e o tráfico de drogas com os investigados. Jonas tem proximidade com o líder do Comando Vermelho em Itatira, sendo seu operador financeiro atualmente.