segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Governo do Ceará destina recursos para cerca de 200 mil agricultores familiares com o Garantia Safra e garante convocação do concurso da Ematerce para janeiro de 2022

 


O Governo do Ceará, por meio do Programa Garantia Safra 2021-2022, deve atender quase 200 mil agricultores familiares em todo o estado. Para isso, prefeitos de diversos municípios cearenses assinaram, na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza, os termos de adesão ao Programa. A adesão é realizada anualmente em parceria com municípios, Estado e a União, por meio do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa).


A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana; da vice-governadora Izolda Cela; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do secretário da SDA, De Assis Diniz; do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro; da Jovem Gestora, Anna Victoria; além de deputados estaduais e federais. Também estiveram presentes lideranças de movimentos sociais e sindicatos que representam os trabalhadores rurais.



O objetivo do Garantia Safra é garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes. Serão beneficiados agricultores com renda mensal de até um salário-mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.


O governador falou sobre a parceria entre agricultor, município, Estado e União. “Cada um dando sua parcela nesse Programa tão importante que ajuda a proteger milhares de cearenses que produzem os alimentos que vão à mesa dos cearenses todos os dias”, afirmou Camilo Santana.