quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Com as bênçãos do artilheiro Saravá, Arena Romeirão desponta como meca do futebol nordestino

 

Ao lançar o olhar para os movimentos acelerados de homens e máquinas que transformam o Estádio Mauro Sampaio, localizado Juazeiro de Norte, a 535 km de Fortaleza, em uma moderna arena, o ex-jogador de futebol José Geraldo Olímpio de Souza, o Geraldino Saravá, rememora as próprias conquistas registradas em solo caririense, mais precisamente no gramado do antigo Romeirão. Do tapete verde do Cariri, ele saiu para se tornar um dos maiores artilheiros do futebol cearense.


Parte importante da história do futebol local, o equipamento esportivo está cada vez mais perto de reabrir para o futebol de espetáculo. Com mais de 90% de obra executada e gramado já instalado, a previsão de inauguração é fevereiro de 2022. Quando concluída, a Arena Romeirão sediará competições regionais e nacionais, mas também será uma alternativa para a realização de eventos culturais e religiosos.



O estádio já recebeu grandes nomes do futebol, como Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, e o ex-craque corintiano, Sócrates. Pelé disputou um amistoso entre Santos e Guarani de Juazeiro, em 3 de abril de 1974. O time da Vila Belmiro venceu a partida por 2 a 0, mas Pelé não balançou as redes. O jogo de Sócrates foi para ele o de despedida dos gramados, com vitória do Corinthians sobre o Vasco da Gama, por 3 a 0, em amistoso que marcou os 50 anos de morte do Padre Cícero. Assim como Pelé, Sócrates não fez gol no Romeirão.