quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Caucaia forma novos profissionais no curso de tratorista agrícola


A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), conclui neste sábado (11) nova turma de alunos no curso Operação e manutenção de tratores agrícolas. 


A capacitação acontece na Fazenda Mucugê, na CE-085, Estruturante, Km 20, no distrito do Guararu onde os participantes aprendem na prática técnicas recomendadas na operação, na regulagem e na manutenção de tratores agrícolas.


O curso é uma ação direta do Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Rural do município e teve a orientação do instrutor, Paulo Pinto, capacitado pelo SENAR e com a participação direta  de 12  pequenos e médios produtores. "Aqui temos profissionais e trabalhadores que aprendem com segurança a como operar a máquina com implementos agrícolas" reforçou o instrutor.


O agricultor Nedilson Anacé foi um dos beneficiados pela capacitação. "Pra gente essa formação é fundamental porque se passa a conhecer o maquinário melhor e com isso o trabalho em campo se torna mais fácil".


Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Rural


Cursos Realizados


- Inseminação artificial em bovinos 

- Doma racional   

- Bovinocultura de Leite (manejo sanitário)

- Equideocultura (casqueamento)  

- Operação e manutenção de tratores agrícolas


Cursos programados


- Avicultura básica – 32h – (14 a 17 de dezembro/2021)