quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Camilo prepara 2022, quando encerrará o ciclo de oito anos no governo

O governador Camilo Santana está encerrando o sétimo ano de governo e preparando o fechamento do seu ciclo como chefe do Executivo cearense, por oito anos. Na reunião do secretariado, colocou a pauta na mesa, com tudo que foi executado e cobrou conclusão de obras e implantação de projetos em vários setores, principalmente o social. Quem aguardava clima de despedida, presenciou um governador ativo, cheio de energia. 

A agenda de final de ano tem sido intensa, com três eventos por dia, em média. Na segunda-feira, 20, o governador demonstrou todo vigor de um mandato que estabeleceu metas. Os convidados viram o Hotel Escola ser inaugurado, ao lado da estação central do metrô, do terminal de ônibus, do comércio do centro da cidade, do centro de turismo e integrando uma das comunidades mais pobres a todo esse cinturão, que gera emprego e renda, na região histórica da Capital. Camilo planejou tudo e não escondia a alegria de ver os moradores do Moura Brasil, uma comunidade de famílias vulneráveis, sorrir com a esperança do aprendizado e da mudança do padrão de vida.  

Camilo Santana deixará o Abolição, em 2022, como o governador mais bem preparado para exercer qualquer função pública. Seus 84 meses de governo foram de desafios. Enfrentou seca, grave crise política, com o impeachment da presidente Dilma, prisão de Lula, recessão econômica, pandemia e um governo federal que foi impiedoso com os governadores, negando tudo. Inteligente, o governador fez projetos, conseguiu empréstimos, recursos a fundo perdido e se associou a grandes empresas, tendo como fiador um Estado modelo em governança, gestão fiscal e investindo em educação, cultura, saúde e na área social. 

O grande momento que o Ceará atravessa tem no governador Camilo Santana seu maior executivo. São números que impressionam. O Estado lidera o PIB da região, é o principal destino turístico, tem o maior volume de recursos em obras de infraestrutura, está à frente nas áreas de educação e saúde e figura como o único  nordestino com dois clubes na série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Na ante-sala de Camilo Santana, sempre tem quem vai pedir, prática comum. Mas o governador conseguiu, na sua gestão, quem também trouxesse recursos e esperança. O exemplo está nos projetos de energia solar, éolica e de hidrogênio verde. O Mundo financeiro optou pelo Ceará para investir. 

O governador deixará o cargo, entregando um trecho do metrô subterrâneo, ligando o Centro a Aldeota. Só não entregará o Aquário, um erro. 

Não sabemos o que ocorrerá, a partir de 1º de janeiro, com o governador Camilo Santana. Ele se mostra calado, observador e  atento. Não comenta nada sobre seu futuro. Por méritos próprios, habilidade política e muito trabalho, deixará o Abolição com o certificado de melhor governador do Brasil.