segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Queiroz Filho destaca a formação de professores através do programa Universidade Aberta do Brasil



A Assembleia Legislativa do Ceará realizou nesta segunda-feira (29) uma sessão solene em comemoração aos 15 anos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A solicitação foi do deputado Queiroz Filho (PDT), presidente da Comissão de Educação, que enalteceu a proposta do programa de formação de professores através do ensino à distância.


"A UAB tem desempenhado um papel fundamental ao oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém, ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Quando pensamos no contexto daqueles distritos de difícil acesso, esses profissionais superam todas as barreiras físicas e se dedicam integralmente à arte de transferir conhecimento a tantos alunos", disse Queiroz Filho.


O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa articulador entre o Ministério da Educação e entes federativos que apoia instituições públicas de ensino superior a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação por meio do uso da modalidade de educação à distância. No Ceará, são 39 polos instalados em diversas regiões, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, levando a oferta de cursos de forma gratuita.


Na ocasião, o parlamentar enalteceu o papel da UAB na missão de democratizar e interiorizar o ensino superior no estado. "Com esse propósito de reduzir as desigualdades, reiteramos o nosso apoio à expansão dessa modalidade, especialmente pelo trabalho de excelência pedagógica das instituições envolvidas".