terça-feira, 9 de novembro de 2021

Presidentes de Câmaras Municipais destacam desafios na superação dos impactos da pandemia

 


A Conferência Vozes da Retomada realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza em parceria com a União dos Vereadores do Ceará que discutiu o tema “A superação dos desafios econômicos pós-pandemia: um esforço conjunto entre o Legislativo e o Executivo”, atraiu vereadores de várias regiões do Estado, com o objetivo de trocar experiências e receber informações sobre ações municipais bem sucedidas que possam ser replicadas em seus municípios. Os presidentes das Câmaras falaram sobre a importância desse evento e suas expectativas em relação à retomada econômica.


O vereador Flávio Frota, presidente da Câmara Municipal de Guaiuba, destacou como prioridade para a retomada da economia a necessidade da criação de mais empregos. “Nosso município acredita na retomada da economia, pois estamos recebendo um polo químico industrial onde serão impactadas mais de 20 empresas gerando mais de 2 mil empregos”, disse.


O presidente da Câmara Municipal de Paraipaba, Nairton Rodrigues, ressaltou o trabalho que o Legislativo do município vem realizando na retomada da economia. “Nosso principal objetivo é somar com a atual gestão municipal aprovando projetos com muita seriedade e compromisso”, pontuou.


Dr. Tanilo, presidente da Câmara Municipal de Caucaia, destacou a importância da realização do seminário para debater os desafios da recuperação econômica no pós-pandemia. “É importante a iniciativa da Câmara Municipal de Fortaleza de trazer vereadores para analisar e traçar novas ideias para que contribuam cada vez mais na arrecadação dos municípios”, explanou.


A presidente da Câmara Municipal de Pindoretama, Maria Gorete, pontuou sobre os desafios do município neste momento e a necessidade de manter os cuidados com a geração de renda da população. “Nós que fazemos a Câmara de Pindoretama estamos atentos com uma retomada com cautela e seguindo os cuidados sanitários exigidos. Estamos dando todo o suporte ao comércio, eventos e restaurantes para que eles possam reiniciar suas atividades comerciais”, disse.


Karlinda Coelho, presidente da Câmara Municipal de Canindé, ressaltou a importância do trabalho harmônico entre o Executivo e Legislativo na retomada da economia. “Estamos vivendo momentos difíceis e grandes desafios em busca de saídas para que possamos retomar a economia proporcionando a população dias melhores”, pontuou.


O vereador Jerry Já, presidente da Câmara Municipal de Chorozinho, disse ter uma expectativa muito grande com relação à reabertura econômica e parabenizou o presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique e o presidente da UVC, Antônio Brito pela iniciativa. “Esse momento é importante para debatermos alguns assuntos referentes à economia do nosso Estado e quais são os pontos que temos que melhorar. Estamos passando por um momento difícil de pandemia, mas graças a Deus, com as vacinas que chegam ao estado do Ceará, nós temos sentido e visto que tem diminuído o grande risco de pandemia”, disse.


Professor Adeildo, presidente da Câmara Municipal de Cascavel, entende que o desafio maior é manter os protocolos e a segurança sanitária. Ressalta a importância do evento na orientação para uma retomada com maior segurança e fortalecer o atendimento da população. “Esse movimento é valido, pois estamos recebendo orientações de pessoas que tem experiência e, com certeza, vai servir muito para nossa prática no Legislativo”,


Ailson Frota, presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, afirma que os desafios são grandes e espera que a retomada ajude os municípios na superação dos impactos da pandemia. “Ontem fez sete dias sem mortes por Covid no Estado, então ficamos muito felizes em saber que a pandemia está indo embora e que os trabalhos precisam ser retomados. Nosso município vem crescendo mesmo com a pandemia, a economia começou a girar e os empregos voltaram a crescer”.


O vereador Antônio Fábio, primeiro-secretário da Câmara Municipal de Caridade, representando o presidente da Câmara José Erivaldo, destacou a alegria da Câmara de Caridade de participar do evento. “O desafio é grande de voltar as atividades, de voltar à vida normal, seja no trabalho e no cotidiano. O importante é que estamos juntos graças à vacinação. Temos que enfrentar as dificuldades financeiras, reduzir a pobreza, que ainda perdura, e buscar saídas para solucionar a situação econômica dos municípios”, frisou.


Samuel Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Quixeré, destacou que esse momento é muito importante por trazer ao conhecimento dos vereadores do Estado ideias de melhorias e a implementação da retomada econômica. “Esse evento tem uma grande importância para discutirmos a melhor forma da retomada ser realizada com segurança em nossas cidades”.

Vera Lúcia, presidente da Câmara Municipal de Boa Viagem, observou que o próximo desafio agora é estabilização da economia. “Precisamos da retomada, pois estamos com a economia muito defasada devido à pandemia. Famílias com muitas perdas, muitas pessoas desempregadas, principalmente na área do comércio. Com certeza esse evento é muito importante pois viemos em busca de subsídios para levarmos para nosso município e discutirmos a melhor forma de retornarmos nossa economia com segurança”, salientou.


Carlos Eloy, presidente da Câmara Municipal de Horizonte, parabenizou o presidente Antônio Henrique pela iniciativa e destacou a parceria entre a Prefeitura de Horizonte e o Legislativo em prol da retomada econômica. “Nosso município é uma cidade bem industrializada, mas mesmo assim, durante a pandemia, os recursos caíram principalmente esse ano onde não foi arrecado nem um terço do que se recebeu no ano de 2020 em relação ao combate da pandemia. Esperamos que 2022 seja melhor para a economia do município e que os desafios possam ser superados”, pontuou.