terça-feira, 9 de novembro de 2021

Ampliação da fábrica da Votorantim potencializa o Ceará como polo produtor de cimento




Na manhã desta terça-feira (9), o governador Camilo Santana foi a Caucaia participar da visita à ampliação da fábrica da Votorantim Cimentos, que aumentou sua capacidade de produção em cinco vezes. Dentro da área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a unidade passa a ter potencial para produzir até um milhão de toneladas de cimento por ano. A novidade é que a tecnologia usada na nova planta industrial permite um redução de 60% da emissão de gás carbônico (CO²) no processo de fabricação do produto.


Quando atingir o pico de produção, o empreendimento vai gerar até 105 empregos diretos, sendo 50 desses fruto da ampliação. O governador Camilo Santana comemorou o surgimento de novos postos de trabalho, principalmente em um momento retomada da economia por conta da pandemia. “Esse anúncio aqui não é só mostrar o quanto a Votorantim acredita no Ceará e no potencial do nosso povo, mas é a oportunidade de aumentar empregos para os cearenses. Os estudos mostram que cada emprego direto nessa fábrica pode gerar até quatro indiretos. Portanto, para nós, é fundamental neste momento gerar empregos para os nossos irmãos cearenses”, enfatizou o governador.


O investimento na ampliação foi de aproximadamente R$ 200 milhões. Marcelo Castelli, presidente global da empresa, comentou com alegria a concretização do planejamento feito para a unidade. “Essa é a nossa maior conquista dos últimos tempos em solo brasileiro. Simplesmente saímos de 200 mil toneladas e chegaremos a um milhão por ano. É uma Unidade muito bem administrada, uma das referências de eficiência nas plantas da Votorantim no Brasil e no mundo”, destacou. O chefe maior da Votorantim informou que a empresa continua com planos de ampliação no estado. “Ficamos muito felizes de continuar apostando no Ceará, que há muito nos recebeu de braços abertos, desde nossa unidade em Sobral. Esperamos que dê certo também a expansão de Sobral”, disse Marcelo.


Com o aumento da capacidade de produção da empresa, o Ceará passa a ter um potencial para produzir 2,2 milhões de toneladas de cimento e se transforma em um polo do setor. Outras cinco cimenteiras buscam entrar no mercado local para atender o desenvolvimento do estado.