segunda-feira, 29 de novembro de 2021

O salto de Quixeramobim na educação em 2021


O Ceará lidera o ranking de competitividade no Nordeste, conforme o  estudo “Educação, Inovação e Capital Humano”, investigados pelo Centro de Lideranças Públicas, em parceria com a Tendências Consultoria e Seall.


A educação foi o indicador de maior destaque na avaliação do Ceará, que se manteve entre os cinco de melhor desempenho do País. 


O levantamento mostra que a área educacional segue como prioridade em todos os municípios cearenses, com os municípios de Sobral e Quixeramobim obtendo os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. 


O desempenho em Educação, Inovação e Capital Humano, entre 2020 e 2021, mantiveram o Ceará como a unidade da federação mais competitiva do Nordeste, ao somar 45 pontos no Ranking. O estudo destaca os três indicadores como os de melhor resultado entre os nove estados nordestinos investigados no período.


O município de Quixeramobim aparece, em 2021, no segundo lugar do IDEB no ensino fundamental no ranking do Centro de Lideranças Públicas, Tendências Consultoria e Seall, onde Sobral lidera, no Brasil. O ensino fundamental está diretamente ligado ao gabinete do prefeito Cirilo Pimenta. “Nos impressiona o envolvimento dos nossos profissionais da educação e o assessoramento. Os professores estão mais capacitados e as condições de trabalho, com total estrutura, fortalecem o nosso projeto na área do ensino. Fazem crescer nossa relevância no cenário regional e brasileiro”, diz Cirilo Pimenta, que aposta alto na educação, por ter seu município se tornado espelho do ensino no Ceará, após conquistar novas   novas e uma faculdade pública de medicina, bem ter elevada a sua importância econômica, com a implantação  de polos de confecção e de calçado, além do fortalecimento do setor leiteiro. 


No Sertão Central do Ceará, a volta de Quixeramobim ao eixo do crescimento simboliza abrir a porta a outros 13 municípios, que partem, também, para investir em educação como prioridade. As oportunidades estão surgindo. Por motivação de um bom ambiente, onde pessoas estão se pós-graduando, buscando aperfeiçoamento para repassar na sala de aula aos estudantes. Eles sonham em oportunidades futuras de evoluir na vida e impulsionar o desenvolvimento regional, a partir da universalização do novo ensino médio, onde as escolas profissionalizantes terão papel fundamental. 


Os parâmetros usados para a proposta de mostrar a competitividade entre municípios, pelo Centro de Lideranças Públicas, é uma ferramenta importante na introdução de avanços em todos os setores da gestão municipal e estadual, onde a educação deve ser prioridade. A educação transforma uma comunidade, uma cidade, um estado, uma nação.