segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Litígio Ceará x Piauí: prefeitos da Ibiapaba reúnem-se na Assembleia dia 9

 


No próximo dia 9 de novembro, às 14h, no Salão Nobre , da Assembleia Legislativa, por iniciativa do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará, estarão reunidos os prefeitos dos municípios cearenses que podem ser atingidos – total ou parcialmente – pelo litígio entre Ceará e o Piauí. “O Estado do Piauí entrou com ação no Supremo Tribunal Federal, em 2011, reivindicando 6.000 km2 do nosso território.

A ministra Carmen Lúcia pediu uma perícia ao Serviço de Cartografia do Exército. Porém, não concordamos com isso. Achamos que o que deve prevalecer é o sentimento de pertencimento e as relações sociais, econômicas, afetivas, culturais e políticas construídas em todos esses anos. Somos todos cearenses”, explica o deputado estadual Acrísio Sena (PT), um dos articuladores do evento, que vem acompanhando a questão desde 2019, realizando reuniões, participando de debates na imprensa, mobilizando lideranças locais e demais parlamentares.

Devem participar também representantes da Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria Geral de Justiça, Casa Civil, União dos Vereadores (UVC), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).