quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Em sessão solene, deputado Elmano Freitas homenageia centenário da Secretaria de Desenvolvimento Agrário(SDA)

O centenário de criação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará será homenageado nesta sexta-feira(26), em sessão solene, na Assembleia Legislativa,  iniciativa do Mandato do deputado Elmano Freitas(PT). O evento acontecerá no Plenário 13 de Maio, onde serão homenageados com certificados comemorativos o secretário Francisco De Assis Diniz, ex-secretários, coordenadores e demais personalidades que contribuíram para o êxito do trabalho do SDA no decorrer desses anos. 

“Nesses cem anos de atuação, a SDA vem atendendo  a população rural do Ceará com uma série de ações essenciais para a sobrevivência numa região tão diversa como a nossa. A SDA está presente na mesa das  famílias do campo, ajudando na produção de alimentos, na comercialização e no abastecimento de água, garantindo dignidade a milhares de cearenses. Me sinto muito feliz em proporcionar essa  homenagem “, ressaltou Elmano.  

A história da SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), segundo registros encontrados, tem origem em 23 de março de 1921, pela Lei No. 1827, designada por Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura e Obras Públicas. O órgão faz parte da Administração Direta do Governo do Estado do Ceará, e tem por finalidade planejar, coordenar e executar, diretamente ou através das suas vinculadas, as ações do Governo para o desenvolvimento da agropecuária, mediante apoio à agricultura familiar. A estrutura vigente da Secretaria do Desenvolvimento Agrário foi criada pela Lei Nº. 13.875 de 07 de fevereiro de 2007. Antes, porém, o Órgão havia sofrido, desde sua criação, 11 reformas estruturais, com mudanças em sua denominação original.