terça-feira, 2 de novembro de 2021

CUFA realiza programação nacional em homenagem ao Dia da Favela


Dia 4 de novembro é o Dia da Favela. A data foi escolhida, por ser o dia em que a expressão favela apareceu pela primeira vez em um documento oficial. Isso aconteceu no Rio de Janeiro, em 1900, quando o então delegado da 10ª Circunscrição e o chefe da Polícia da época, Enéas Galvão, redigiram um documento se referindo ao Morro da Providência como favela, um lugar que precisava ser limpado, associando aquele território como um lugar sujo, de gente imoral, entre outros adjetivos negativos. Hoje a Providência é considerada a primeira favela do Brasil.


Mais do que comemoração, o Dia da Favela, idealizado pela Central Única das Favelas (CUFA), será marcado por reflexão sobre os problemas existentes nesses territórios, como os históricos de descaso e a negligência demandados a esses lugares e seus moradores. Contudo, também haverá a exaltação da representatividade, da resiliência e da potência presentes nas favelas.


Dentro da programação, que envolve favelas de todo o Brasil, acontecerá uma série de debates, palestras e shows, promovidos por diversas instituições que atuam nesses locais. O grande homenageado da 16ª edição do Dia da Favela será o sambista Arlindo Cruz, que sempre poetizou a favela em suas letras, sem se esquecer do lugar de onde veio, marcando suas composições.


Além de Arlindo Cruz, outros artistas também irão participar da ação, como o cantor Dudu Nobre e Leci Brandão. No Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, acontecerão outras ações como a plantação de 20 “mudas de favela”, responsável pela origem do nome.