terça-feira, 30 de novembro de 2021

CPI do motim quer separar “o joio do trigo”

 


Nesta terça-feira (30/11), foi realizada a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado que investiga o destino dos recursos recebidos pelas associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Durante a reunião, o presidente da CPI, deputado Salmito (PDT), informou que a comissão recebeu documentações das associações de praças e de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros relativas a notas fiscais e recibos de contratações de gráficas, de assistência jurídica, locação de ônibus, contratos de publicidade, folha de pagamento de profissionais e ajuda de custos a policiais afastados.

Na ocasião, foi aprovado um requerimento de autoria do deputado Elmano Freitas (PT) solicitando às instituições financeiras cópias de espelhos ou microfilmagens dos cheques que foram debitados nas contas das entidades de policiais e bombeiros militares nos últimos cinco anos. 

“Tenho dito, desde o início, que o foco dessa CPI é investigar, esclarecer. Para uma boa investigação, temos que buscar informações e ter todo o cuidado”, disse o presidente. Segundo ele, a CPI já vai iniciar o convite aos primeiros depoentes e já está viabilizando, para todos os membros da comissão e também para os deputados que querem acompanhar os trabalhos, o máximo de informações para que possam estudar a fim de fazerem importantes, necessárias e elucidativas perguntas. “Queremos separar o joio do trigo”, destacou Salmito. 

Participaram da reunião de forma presencial o deputado Salmito e o deputado Soldado Noélio (PROS). Pela plataforma virtual, participaram os deputados Marcos Sobreira (PDT), Queiroz Filho (PDT), Romeu Aldigueri (PDT) e Augusta Brito (PCdoB).