terça-feira, 16 de novembro de 2021

Com Setor 2 inaugurado pelo Governo do Ceará, ZPE ganha em flexibilização e logística

 


Com 1.911 hectares, o Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), do Complexo do Pecém, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (16). O investimento do Governo do Ceará foi de R$ 13 milhões na preparação do espaço com vias de acesso e secundárias pavimentadas, infraestrutura de transmissão de energia elétrica, iluminação, fibra ótica e circuito fechado de televisão. O espaço deverá receber plantas industriais de produção de hidrogênio verde, entre outros empreendimentos.


O governador Camilo Santana destacou o trabalho que vem sendo feito na região para dotar o espaço de infraestrutura e, consequentemente, atrair mais empresas. “Essa ação é uma entre as outras que o Governo tem feito em infraestrutura. Aqui é toda uma visão que começou lá atrás, por ex-governadores, que enxergaram no Complexo do Pecém uma oportunidade de desenvolvimento do Ceará. Essa ZPE – Setor 2 está toda estruturada, são quase 2 mil hectares. Estamos reunindo cada vez mais todas as condições para transformar o Ceará em hub tecnológico, portuário, aéreo e, se Deus quiser, de hidrogênio verde. A gente pode mudar o perfil econômico do estado nos próximos dez anos”, enfatizou o governador.




A ampliação da Free Trade Zone cearense traz um diferencial, que é a flexibilização na divisão de seus lotes, permitindo uma divisão em vários tamanhos. A ideia é atrair, além dos grandes projetos já pré-estabelecidos através de protocolos de intenção para o setor – como os de hidrogênio verde, outros empreendimentos. “Está vindo empresa produtora de energia eólica offshore, refinaria com investimento privado israelense que já está com terreno reservado e projetos de mineração” afirmou Maia Júnior, secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho.


O Setor 2 da ZPE está localizado dentro do município de Caucaia. O prefeito Vitor Valim reforçou o compromisso em contribuir para a chegada de novas empresas e ajudar na geração de emprego e renda. “Uma coisa que eu não poderia deixar ir na contramão do desenvolvimento que o Governo do Estado vem fazendo, é a alíquota máxima de isenção que o Governo Municipal poderia dar para que mais indústrias se instalem na ZPE, e assim vai ser feito. A isenção de pontos percentuais de ISS, que passará de 5% para 2% a todas as indústrias que se instalarem na ZPE”, comunicou o gestor municipal.