quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Ciro Gomes fala em desmantelamento da Petrobras, para vendê-la a preço “irrisório”



O ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, gravou um vídeo primorosamente rico em imagens, onde esclarece de forma didática o que está acontecendo na segunda maior  petrolífera do Mundo em extração no mar. Diariamente, são mais de dois milhões de Barrís, “tudo pago em real”, segundo Ciro. Ele denuncia o esquema de dolarização, cujo objetivo seria “desmantelar a empresa para entregar ao mercado, vendendo a preço irrisório”.  Ciro sabe o que diz, conhece o serviço público, foi duas vezes ministro, tendo passado nas pastas da Integração Nacional e da Fazenda.


“A Petrobras retira o petróleo em real, refina em real, paga os salários dos funcionários em real e está vendendo em dólar, para aumentar o lucro, entregar ao mercado financeiro e acabar com a empatia dos brasileiros pela Petrobras”, disse Ciro, em tom de denúncia, no vídeo que está em seu perfil no Facebook.


No vídeo, com informações que são verdadeiras denúncias, Ciro afirma que a Petrobras é vítima de “roubo e entreguismo”. Diz, ainda, que o desmantelamento da empresa vem de vários governos. Uma história de erros, roubos e entreguismo, que se traduz na atual política de preços. 


“Para aumentar o lucro, agradar a bolsa e o mercado e acabar com a simpatia do povo pela Petrobras. Até quando vamos aguentar isso?”, perguntou e respondeu. Segundo Ciro Gomes, “o governo Bolsonaro está vendendo refinarias e subsidiárias por preços irrisórios”.


De forma didática, como um professor em sala de aula, Ciro mostra muito do atual quadro. “O motorista de caminhão transporta s carga em real e paga o diesel em dólar, o taxista, o motorista de aplicativo e o mototaxista cobram em real e acabam pagando em dólar. A dona  de casa paga o gás de cozinha em dólar, vítimas de batedores de carteira”, ataca.


A história da Petrobras está ligada ao início do processo de industrialização do Brasil. A criação da empresa partiu de uma intensa mobilização da sociedade civil, entidades privadas e entes governamentais, por meio da campanha “O petróleo é nosso”, que defendia a participação direta do Estado na produção de petróleo. Assim, o presidente Getúlio Vargas (1882-1954), por meio de políticas nacionalistas e desenvolvimentistas, anunciou a criação da empresa. A Petrobras surgiu em um momento de forte intervenção do Estado na modernização do país, com o fomento às chamadas indústrias de base, unidades voltadas para a produção de matérias-primas para outros ramos da economia.


A Petrobras não tem mais o monopólio da produção, extração e distribuição de combustíveis. A empresa possui como maior acionista o governo brasileiro, que está querendo vender suas ações e se tornar minoritário. Estamos falando de  bilhões de dólares e o fim de bela história. A Petrobras vai além de combustíveis. Já se tornou a maior em energias alternativas.