domingo, 21 de novembro de 2021

Apex-Brasil lança, em parceria com o Centro Internacional de Negócios da FIEC, programa de capacitação de empresas para exportação

 


No dia 25 de novembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará um importante instrumento de apoio ao comércio exterior: o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Ceará. Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Apex-Brasil com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e executado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN). O convênio firmado se estende até julho de 2023. O evento de lançamento será realizado no auditório Luiz Esteves, na Casa da Indústria, sede da FIEC, em Fortaleza. O Núcleo tem o objetivo de qualificar 100 empresas cearenses para que passem a comercializar seus produtos em outros países. Esta será a terceira edição do PEIEX no estado, no período de 2008 a 2018. Em suas duas últimas edições, o programa atendeu 1.338 empresas.


Nesse novo ciclo, as empresas receberão um atendimento totalmente direcionado à exportação. “São esperados resultados mais expressivos no âmbito das exportações e, principalmente, da promoção comercial internacional”, destaca Amanda Mesquita, analista de qualificação e gestora do convênio na Apex-Brasil. Ela completa: “importante ressaltar que a metodologia do PEIEX recentemente passou por uma revisão para atendimento de empresas de serviços, com foco em tecnologia da informação e games, setores que têm crescido muito nos últimos anos. O retorno do PEIEX para o Ceará visa consolidar o potencial exportador do estado, de modo que as empresas possam entrar no mercado internacional de forma sustentável”. No mesmo dia também haverá uma apresentação da área de inteligência da Apex-Brasil acerca do potencial exportador do Estado.