domingo, 21 de novembro de 2021

Os desafios das Micro e Pequenas Empresas e de Empreendedores Individuais serão discutidos em Fortaleza nos dias 2 e 3 de dezembro

 

A XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa reunirá lideranças e dirigentes, empreendedores e gestores para debater cooperação e crescimento do setor

 

As micro e pequenas empresas são as maiores responsáveis por mais de 71% dos 2,5 milhões de empregos gerados no Brasil, entre janeiro e setembro deste ano, segundo levantamento feito pelo Sebrae. Pesquisas do órgão apontam que cerca de 50 milhões de brasileiros veem a possibilidade de empreender nos próximos anos como uma forma de saída da crise. Para discutir os novos desafios pós pandemia, representantes de microempresas, empresas de pequeno porte, artesãos e microempreendedores individuais (MEI) de estados de todas as regiões do país e das macrorregiões do Ceará participam da XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. 

 

Segundo Ercílio Santinoni, Presidente da Conampe - Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, realizadora do evento, a inovação e o investimento em modernização e tecnologia são os principais eixos dos debates, pois é o que garante a sobrevivência dos empreendimentos no cenário atual.

 

Para Edivaldo Nunes, presidente da Fampec-CE – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Ceará, apoiadora da convenção, o segmento precisa estar atento às oportunidades e unido de forma associada para superar as perdas enfrentadas. “O acréscimo do número de vacinados é fundamental, inclusive o índice de confiança do empreendedor cresce também”, afirma Edivaldo. "A característica das MPES de adaptação a novas realidades é positiva, precisamos buscar inserção no digital e força no associativismo. São os pequenos empreendedores que estão mais perto dos cidadãos, na entrega de comida, no mercadinho ou na farmácia de bairro, com serviços de beleza e vestuário. A Convenção Nacional é um lugar de potencializar o clamor desse segmento, que emprega e sustenta as relações financeiras das famílias”, completa.

 

A CONVENÇÃO 


Empresários, empreendedores, artesãos e autoridades municipais, estaduais e federais estarão reunidos para discutir perspectivas, oportunidades e desafios para os pequenos negócios em todo o Brasil.  O evento será em formato híbrido, permitindo a participação do público no modelo remoto, em transmissão ao vivo no canal da Conampe no YouTube. Para participar, as inscrições podem ser feitas no site www.conampe.org.br.

 

Em outubro, o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, esteve em Fortaleza. Na ocasião, Santinoni e o presidente da Fampec-CE tiveram reuniões com autoridades, gestores públicos e empresários do setor para, de forma interdisciplinar, impulsionar a participação de todos os segmentos na convenção. Entidades como FIEC, Sebrae, Fecomércio, Prefeitura de Fortaleza, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza estão envolvidas na busca de soluções para o crescimento do setor.


A XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa é uma realização da Conampe, com apoio da Fampec-CE, Sebrae, Associativismo 4.0, Monampe, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Com patrocínio do Banco do Nordeste e Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.

 

AGENDE-SE

02 de dezembro (Quinta-Feira)

19h – Abertura Oficial da XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa

 

03 de dezembro (Sexta-feira)

8h30 – Abertura

12h – Almoço

13h30 – Abertura programação da tarde

19h – Encerramento