sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Roberto Cláudio defende mais recursos federais para saúde



O ex-prefeito Roberto Claudio participou, na manhã desta quinta-feira (14.10) do 32° Outubro Médico, principal evento médico promovido no Ceará e que, neste ano, está discutindo “a saúde no mundo pós-pandemia do COVID-19”.


Em painel coordenado pelo médico Ricardo Paula Pessoa e que tratou da “Valorização médica e saúde pública”, Roberto Claudio destacou “a importância e a centralidade do SUS no enfrentamento da pademia. O SUS é o plano de saúde, é o atendimento exclusivo de 85% da população no nosso País. Se não fosse esse nosso sistema capilar, com unidade de atendimento em todos os municípios brasileiros, a pandemia traria consequências ainda muito mais graves do que vivenciamos. Se não fosse um sistema único de vigilância sanitária, as consequências teriam proporções ainda piores. A existência firme do sistema de saúde foi determinante para o enfrentamento da pandemia”, afirmou.


Em sua fala, Roberto Claudio também pontuou o insuficiência de recursos para o financiamento da saúde no Brasil que hoje ocupa a 37° posição no investimento per capta em saúde no mundo. Os recursos destinados à saúde pública representam apenas 4% do PIB. “Existe espaço para melhorar a gestão sim, existe espaço para melhorar o processo de auditoria no emprego dos recursos e para o aperfeiçoamento dos processos, mas a questão determinante é a insuficiência de recursos para o custeio da saúde e para a valorização do profissional médico”, concluiu.


Também participaram do painel, a médica Riane Azevedo, superintendente do IJF, e o médico e deputado Carlos Felipe.