terça-feira, 5 de outubro de 2021

Outubro Rosa: Evento reúne caucaienses na abertura do mês de prevenção contra o câncer de mama


Não só mulheres de Caucaia, mas também os homens marcaram presença na abertura das ações do Outubro Rosa, no município.


A programação diversificada, no Centro de Especialidades Médicas de Caucaia – CAEC - contou com a presença do vice-prefeito, Deuzinho Filho.


"Todos os equipamentos de saúde do município concentram esforços para ampliar o atendimento e cuidado não só às mulheres de Caucaia como também aos homens que precisam de prevenção" declarou Deuzinho.




Serviços como ultrassom mamária, prevenção ginecológica, ventosa terapia, massoterapia, atendimento médico e nutricionista, além palestras e testes rápidos, foram oferecidos aos participantes da programação. 


"É fundamental que mulheres e homens estejam atentos aos cuidados com a mama. A programação do Outubro Rosa vem para conscientizar a importância do toque e a busca pela prevenção" reforça o Diretor da Atenção Especializada do Município, Rafael de Oliveira.


Com 165.843 mil mulheres em sua população, segundo o último Censo, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança a campanha, “É Outubro, Rosa! Se toca”. O objetivo é sensibilizar não só o público feminino sobre a importância de se prevenir contra o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero, como também o público masculino.


Pouco se fala, no entanto, o câncer de mama também atinge homens, embora em apenas 1% dos casos.


A falta de informação a respeito da neoplasia em pessoas do sexo masculino e o tabu relacionado ao autocuidado em saúde entre os homens colocam um panorama nocivo, de diagnósticos quase sempre em estágios avançados e que muitas vezes não permitem a cura ou o controle da doença.