sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Dia Internacional da Saúde Mental (10/10): SESI Ceará dá dicas de como manter o equilíbrio

 


Atualmente, ouvimos muito falar em saúde mental, mas de fato o que é saúde mental e como ela está relacionada no nosso dia a dia? Conforme definição da OMS (2008), a saúde mental é produzida por meio da sensação de bem-estar no desenvolvimento de habilidades, no enfrentamento de estressores e em uma vida produtiva e comunitária. No nosso dia a dia, isso acontece de forma dinâmica em casa, no trabalho, na escola, nas atividades de lazer e até durante o ócio. Desde o acordar até o dormir, estamos utilizando nossa saúde mental.

Segundo o psiquiatra e médico do trabalho do SESI Ceará, Sérgio Lima, entre os fatores que que interferem na saúde mental hoje em dia estão os impactos da mudança de rotina, reinvenção e ressignificação do trabalho/ocupação; rotinas e aprendizagens intensa; e as mudanças de cultura e de comportamento. “O uso de tecnologias de informação e comunicação para transmissão de dados também tem gerado impacto na saúde mental das pessoas, seja de forma positiva, quando aproxima as pessoas distantes, por exemplo; ou de seja de forma negativa com a propagação das fake news”, observa o especialista do SESI Ceará.


Dicas para manter a saúde mental equilibrada:

1. Cuide da sua espiritualidade; 

2. Procure administrar bem o tempo;

3. Alimente-se bem e pratique algum exercício físico;

4. Aprenda a filtrar as informações que chegam ao seu conhecimento;

5. Exercite a capacidade de perdoar;

6. Reconheça que seu corpo e sua mente têm limites;

7. Respeite os limites do próximo;

8. Se tiver de reviver alguma lembrança do passado, que sejam aquelas que tragam bons sentimentos;

9. Quando necessário, procure ajuda profissional;

10. Saiba que uso de medicamentos é importante e necessário em alguns casos.


SESI Ceará oferece, a preços acessíveis, atendimentos de psicologia e consulta de psiquiatria, entre outras atividades que visam a qualidade de visa e o bem-estar físico e mental. Para mais informações acesse www.sesi-ce.org.br ou ligue 85 4009-6300.