sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Caucaia acolhe animais abandonados em vias pública e reduz acidentes de trânsito

 


A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)  mantém o Departamento Municipal de Apreensão de Animais com o objetivo de retirar das rodovias e avenidas caprinos, equinos e bovinos de médio e grande porte abandonados e que colocam em risco a vista de motoristas e motociclistas no trânsito. 

Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a Prefeitura de Caucaia já reduziu em 39% o número de acidentes nas estradas. Os animais recebidos pelo Departamento passam por avaliação veterinária e são alojados nas dependências do curral. 

"Os animais são identificados e, em caso de enfermidade, isolados. Passam por acompanhamento veterinário e recebem alimentação adequada durante o período em que permanecem no curral", afirma o médico veterinário, Antônio Perdigão.

Além da ração animal, duas vezes ao dia, no espaço há água, tendas e toda a estrutura necessária para garantir o bem-estar dos animais. O espaço conta com 3 hectares de extensão, e capacidade para até 800 animais. 

Por mês, o Curral recebe, em média, entre 25 e 30 animais. A estadia dos animais no local é temporária. Após 10 dias, caso os donos não compareçam para a retirada dos animais, eles podem ir a Leilão ou são doados para instituições filantrópicas.