domingo, 3 de outubro de 2021

Ala do PT quer colocar Elmano de Freitas como vice de Roberto Cláudio em 2022

 


O PT e o PDT caminham juntos no Ceará há quase duas décadas. No governo do Estado PDT e PT estão aliados desde 2006, quando Cid Gomes foi eleito governador do Ceará pela 1ª vez.  Nunca houve arranhões. O inverso ocorre nas eleições municipais em Fortaleza, onde uma ala do PT decidiu impor candidaturas contra o PDT e tem sofrido seguidas derrotas. O PT só foi vitorioso na capital cearense elegendo Luizianne Lins quando recebeu o apoio de Ciro, Cid e lideranças ligadas ao PDT. O histórico politico de Lula e Ciro no Ceará é vitorioso.


Na cidade de Baturité, base política do deputado Elmano de Freitas (PT), rádios e bastidores da Câmara de Vereadores citam o nome de Elmano como provável companheiro de Roberto Cláudio, como vice na disputa para o governo do Ceará em 2022, e o partido conquistando mais prestígio. 


Ao se mover para ficar com duas vagas na chapa majoritária, a ala do PT onde estão Luizianne, Zé Airton e Guilherme Sampaio, ampliam o grau de dificuldade nas conversas e sinalizam claramente que a provável candidatura Lula a presidência é combustível para mais uma vitória até em primeiro turno no Ceará dentro de uma lógica de que Ciro e Lula puxariam a vitória.


Na sessão itinerante da Assembleia Legislativa, em Itapipoca, no Norte cearense, o presidente Evandro Leitão (PDT) deu muita atenção ao deputado Elmano na sua chegada, e o maior aliado e amigo de Roberto Cláudio,  o deputado Queiroz Filho (PDT), fez questão de sentar ao lado de Elmano.  O assunto parecia muito importante, ambos colocaram a mão na altura da boca para evitar leituras labiais.


Evandro Leitão trabalha para manter o PT na aliança e Queiroz para acalmar petistas que até hoje não engolem as sucessivas derrotas impostas pelo PDT em Fortaleza. Se o calmante for cargos, será difícil para o PT levar tudo.


O petista mais influente junto ao presidente Lula, o manda-chuva, é o deputado José Guimarães, vice presidente nacional do partido e quem tem o controle do PT no Ceará. Lula, após encontro com Camilo e Cid, assegurou a aliança entre PT e PDT no Ceará, e deu a ordem para seus aliados trabalharem pelo projeto, elegendo o Bolsonaro como o adversário.