sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Webinar marca início do curso gratuito de hidrogênio verde ofertado pelo SENAI Ceará


Nos dias 29 e 30/9, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2I), realiza a 15ª edição do Inova Ceará, o maior e mais tradicional evento de inovação do setor industrial cearense. Com a parceria do Sebrae Ceará, o evento congrega iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), distribuídas em uma rica programação com transmissão on-line.

Serão realizados, nos dois dias do evento, painéis, workshops, rodadas tecnológicas, palestras, entre outras atividades, com o objetivo de aproximar o setor industrial das boas práticas mundiais de inovação e de soluções desenvolvidas por instituições de ciência e tecnologia (ICTs), além de startups locais e nacionais, de forma a estimular processos de transferência de tecnologia.

Entre os temas em destaque na programação, temos: os desafios em relação à falta de mão de obra no setor de tecnologia da informação; propriedade intelectual; inovação em tempos de pandemia; gestão ágil de projetos e cases de sucesso das empresas Unimed Fortaleza e Fort Brasil.

O lançamento da nova edição do Índice de Inovação dos Estados, elaborado pelo Observatório da Indústria da FIEC, abre a programação no dia 29/9. O estudo, desenvolvido com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), traça um verdadeiro raio-x sobre como cada Estado brasileiro se posiciona em diferentes aspectos do processo inovador.

O Índice mensura aspectos multidimensionais do processo de inovação e traça um ranking nacional. O objetivo é identificar lacunas e direcionar políticas para a melhoria e desenvolvimento dos diferentes aspectos do ecossistema de inovação no Brasil. O Índice oferece farto conteúdo que pode ser usado como base para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais que fomentem um ecossistema inovador no Brasil.

Nova geração

Outro destaque da programação é o Inova SENAI, uma mostra de projetos de inovação de produtos e serviços elaborados por alunos do SENAI, a partir da Saga da Inovação e do Pré-Acelera SENAI. Na Saga da Inovação, os alunos têm acesso a mentorias com especialistas em áreas como tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças, jurídico e para a formação de equipes empreendedoras que poderão tornar-se startups, além de fornecer a infraestrutura adequada.

Os alunos criam soluções para demandas reais das indústrias. Os projetos escolhidos passam a ter apoio e mentoria necessários para validação do negócio/produto e experiências diferenciadas na jornada empreendedora. A reta final da Saga acontece no Inova, onde são apresentados e premiados os projetos de inovação.

O Programa tem como objetivo estimular os jovens a desenvolver, ainda na escola, capacidades para trabalhar em equipe, propondo ações inovadoras. Durante o evento, o SENAI Ceará irá apresentar 14 projetos que foram selecionados pelo Inova SENAI, envolvendo 47 alunos e 28 docentes. Estão participando alunos das unidades do SENAI Jacarecanga, Parangaba, Barra do Ceará, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. Os projetos serão apresentados a empresas participantes do evento, nas Rodadas Tecnológicas. As empresas poderão se inscrever antes e durante o evento para conhecer as soluções.