quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Projeto Ouro Branco é lançando em Icó nesta quarta-feira

 


A Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Agricultura, realizou o lançamento do projeto Ouro Branco, no Teatro da Ribeira dos Icós com a presença de autoridades locais e produtores rurais. 

“O projeto é uma parceria da Universidade Federal do Cariri com a Prefeitura Municipal de Icó através da Secretaria de Agricultura, Banco do Nordeste, Associações e entidades afins com o objetivo de contribuir para a difusão de cadeias produtivas que promovam o Desenvolvimento Sustentável do Município de Icó”, destacou o professor e coordenador do Projeto Rondon e do Programa de Revitalização da Cultura de Algodão, Sebastião Cavalcante de Sousa.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Gildomar Gonçalves, “este foi momento rico para a retomada da economia local e o fortalecimento da agricultura familiar e contatos com o total apoio da prefeita Laís Nunes na retomada do Algodão em nosso município”. 

Representando a prefeita Laís Nunes, o procurador do Município, Dr. Fabrício Moreira, falou que nos anos 1980, o “Icó e a região viveram tempos áureos com a cultura do algodão, que gerava riquezas, emprego e renda, porém, foi destruída pelo bizouro bicudo, pois não tinha tecnologia para cessar o ataque ao algodão. Hoje tem”. 

Compareceram ao evento, além do professor Sebastião Cavalcante da Universidade Federal do Cariri, Dr. Fabrício Moreira representando a Prefeita Laís Nunes, Josefa Maria Francielli do Instituto Sementes e Biotecnologia, João Luís Gerente do Banco do Nordeste Agência de Iguatu; Rosa Pinheiro, Presidente da CDL, Vereadora Maria do Cal; Alãnia Alves, Ouvidora Municipal. 

Estiveram também Juscelino Leandro, Agrônomo acompanhado de toda equipe da Agricultura, Francisco Oscarito e Maria Hermeline da Adagri, Sérgio Andrade da Ematerce, João Parnaíba, Presidente da Federação; Ana Glessy, Assessora de Relações Institucionais e Getúlio Oliveira, Advogado da Câmara Municipal de Icó, além de lideranças Comunitárias, Presidentes de Associações e Articuladores Políticos; Jefferson e Efigênia da Sudema e o Diretor COTRAN, Tenente-PM Matias da Silva.