domingo, 19 de setembro de 2021

Orlando Benevides Cavalcante, dono do capital político de Mombaça, atua nos bastidores sem nunca ter tido mandato

 


“Ele é como o sol e a sombra”, comentou o ex-prefeito Wilame Alencar, que governou duas vezes Mombaça, sobre o amigo Orlando Benevides Cavalcante, um empresário e agropecuarista de sucesso no Sertão Central, onde mora e vive, como se fala no interior. 

Orlando Benevides Cavalcante conhece todo morador de Mombaça pelo nome ou apelido. Nos últimos 30 anos para um candidato se eleger na Mombaça precisa sentar com ele. Sua última façanha foi eleger o filho que carrega seu nome prefeito municipal de Mombaça, derrotando quem ele havia colocado no poder.

Empresário rico, Orlando cultua o mesmo estivo do povo simples. Curte uma cachacinha, um vinho ou uma cerveja, fuma o cigarrinho e conversa sempre em tom muito baixo. Habilidoso, não briga com ninguém, derruba adversários sem perder amizades. Se ele é o sol e a sombra, certamente sua frase sobre a ida de Roberto Cláudio à região serve para reflexão: “Não deixemos de votar em quem traz benefícios e melhorias para “Mombaça”.

Mombaça não é um município qualquer, é uma terra de grandes homens. Filho da terra, Plácido Castelo, governou o Ceará. Um outro filho, Paes  de Andrade, foi presidente da Câmara  dos  Deputados e chegou a presidência da República. Paes de  Andrade assinou decreto tornando Mombaça a capital do país por 24 horas e despachou, assinou atos e decretos. Orlando Cavalcante Benevides é diferenciado, manda no município, sem mandato.