terça-feira, 7 de setembro de 2021

Objetos históricos do Memorial do Poder Judiciário são retirados para preservação


Para preservar os objetos históricos do Memorial do Poder Judiciário cearense da alta temperatura e fuligem ocasionados pelo incêndio que danificou parte das instalações do prédio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou-se, nesta terça-feira (07/09), a retirada das principais peças e documentos do local. Entre eles, está o manuscrito original do projeto do Código Civil brasileiro, de 1916, de autoria do jurista cearense Clóvis Beviláqua, considerado uma das principais peças do acervo. Todos os materiais já retirados estão sendo alocados no auditório da Corregedoria-Geral da Justiça.

O acervo do Memorial do Judiciário tem valor imensurável à preservação da história da Justiça cearense e, por isso, com toda segurança e supervisão do Corpo de Bombeiros, os trabalhos continuarão até que todos os objetivos sejam retirados.

O incêndio atingiu o prédio do TJCE na madrugada desta segunda-feira (06/09) e já foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros. A corporação informou que as chamas começaram pelo Almoxarifado, que possui, em seu interior, materiais com maior potencial inflamável, e em seguida atingiram três andares das instalações, onde funciona a área administrativa. Não há processos físicos no local atingido. Em virtude de investimentos em tecnologia na justiça cearense, praticamente 100% dos processos estão digitalizados e preservados.