sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Nova sede do MPCE é inaugurada em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça

 


A nova sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi inaugurada, nesta quinta-feira (16/09), em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do órgão. Com 7.294 m², o novo prédio, localizado no Centro Administrativo do bairro Cambeba, em Fortaleza, vai abrigar todos os gabinetes dos procuradores de Justiça, órgãos da Administração Superior e unidades administrativas. A solenidade ocorreu de forma híbrida, com transmissão on-line através do canal do MPCE no Youtube e cumprimento dos protocolos sanitários no formato presencial. A inauguração oficial da nova sede contou com a participação de membros e servidores do MPCE e de diversas autoridades.


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL/CE), deputado Evandro Leitão, destacou a alegria de estar na solenidade. “Esse é um momento ímpar na vida do órgão”, salientou, lembrando que a inauguração da nova sede vai para além da edificação. “O Ministério Público tem uma função primordial, de defesa dos direitos, da proteção do cidadão”, acrescentou. O chefe do Poder Legislativo Estadual frisou, ainda, que o MPCE está sempre na mesa de discussões em momentos difíceis, buscando defender os mais vulneráveis e que a “Assembleia Legislativa esteve, está e estará sempre ao lado desse importante órgão”.




O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, ressaltou que a inauguração da nova sede do MPCE é a realização de um sonho de gerações e gerações de membros e servidores do Ministério Público. Manuel Pinheiro fez um agradecimento especial ao que chamou de “gestão transformadora” do ex-procurador-geral de Justiça Plácido Rios, atual diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e que atuou ativamente para que o MPCE tivesse uma nova sede.

Em sua fala, o procurador-geral de Justiça traçou um histórico das antigas sedes do MPCE, reforçando que as mudanças para espaços maiores ocorreram em virtude das novas funções adquiridas pelo Ministério Público, especialmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Manuel Pinheiro destacou que o novo prédio abrigará dignamente a Administração Superior e todos os procuradores de Justiça da instituição. “Ocupar esse espaço certamente renova o ânimo de todos os membros e servidores”, disse, enfatizando que a inauguração da nova sede demonstra a força e resiliência do Ministério Público.


O governador do Ceará, Camilo Santana, agradeceu ao MPCE pelo papel que o órgão tem tido no enfrentamento a crises que o Estado do Ceará passou ao longo dos últimos anos, especialmente a crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19. “Precisamos combater urgentemente as desigualdades sociais que existem no nosso país”, lembrou o chefe do Poder Executivo do Estado, citando a importância do Ministério Público como instituição defensora dos mais vulneráveis. “Quando temos um Ministério Público forte, temos um Estado forte e, consequentemente, uma sociedade forte”, acrescentou Camilo Santana, fazendo uma defesa ao Estado Democrático de Direito.

Após as falas das autoridades, ocorreu o descerramento da placa de inauguração da nova sede da Procuradoria Geral de Justiça. O nome do novo edifício homenageia o ex-procurador-geral de Justiça Aírton Castelo Branco Sales.