O município de Pacatuba conta com um importante equipamento de saúde pública, o Centro de Atenção Psicossocial. Na Região Metropolitana, Pacatuba se destaca por ter duas unidades, uma com estrutura física própria. Antes, o público era encaminhado para Maracanaú, o que causava grandes dificuldades pela distância e locomoção, indiferentes com as condições financeiras dos pacientes e familiares.
Em 2020, essa realidade mudou, quando o prefeito Carlomano Marques, adotou a saúde mental como política pública de saúde prioridade. “Nós adotamos um prédio abandonado e reformamos, abrindo as portas para o então primeiro CAPS ADULTO de Pacatuba, que já foi um avanço significiativo”, lembra. Este está localizado na Sede do município, na Avenida do Açude Piripau.
Contudo, cresceu o número de habitantes sendo superior ao último senso do IBGE, aumentando a demanda para o público infantil. Observando isso, a Prefeitura de Pacatuba através da Secretaria de Saúde, inaugurou também o CAPS INFANTIL, localizado no Distrito Jereissati. Agora são dois importantes equipamentos que contam com diversos profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, enfermagem e serviço social.