quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Governador apresenta Projeto Ceará 2050 e reforça importância do planejamento a médio e longo prazo em evento da FAO

 


O governador do Ceará, Camilo Santana, participou do workshop “Governança e Políticas Territoriais”, que foi realizado de forma on-line, nesta quinta-feira (23). O evento teve como objetivo a promoção de um diálogo sobre o Projeto Ceará 2050, considerado inovador e objeto de estudo da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

“O (Projeto) Ceará 2050 é o resumo de que planejamos o Estado pensando no futuro. Foi coordenado pela academia e, principalmente, com a participação da população, que fez sugestões”, frisou Camilo Santana.


A FAO Brasil desenvolve neste ano uma série de estudos de experiências que obtiveram êxito na temática “Governança e Políticas Territoriais nas Regiões Norte e Nordeste”, tendo os estados do Pará e do Ceará com os casos a serem estudados.

Em ambos, foram analisados vários trabalhos e documentos elaborados sobre os projetos, além da troca de informações em reuniões realizadas com coordenadores e profissionais envolvidos na concepção e implantação de projetos.




O Projeto Ceará 2050, em particular, é uma experiência considerada inovadora por pensar o desenvolvimento no longo prazo, tendo os territórios e regiões como parte do planejamento, com estratégias claras e um modelo de governança inteligente. O governador pontuou que o Ceará 2050 “vai ser uma ferramenta continuada e vai ter uma plataforma digital. A experiência de 2050 funcione como plataforma e diretriz para que os governos que me sucedam tenham um norte para as ações”.