domingo, 5 de setembro de 2021

Lagoas de Fortaleza são contempladas com projeto de peixamento do Governo do Estado

 


A Lagoa do Jangurussu, situada no território da Secretaria Regional 9, recebeu aproximadamente 20 mil alevinos das espécies tilápia, carpa, curimatã e tambaqui, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A ação faz parte do Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos do Governo do Estado realizado pela secretaria. Anteriormente o Rio Maranguapinho, em Fortaleza, também havia recebido o peixamento que deverá acontecer também nas Lagoas de Messejana e Parangaba.


O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, revela que serão realizadas muitas outras ações desse tipo em todo o Estado. “O Governo do Estado vai fazer um aporte de cinco milhões de alevinos em 850 açudes e barragens públicas em vários municípios. O peixamento tem como objetivo estimular a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para estes possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias, como também é fundamental para economia do Estado”, explica.


A secretária da Regional 9, Darlene Braga destacou a importância do projeto para a região, “o Jangurussu é uma região é carente de oportunidades. Essa ação vai propiciar renda e ocupação para as famílias da área”, afirma. Conforme a SDA, estão aptos para receber o projeto os reservatórios estaduais, municipais, comunitários e de áreas de assentamento, que estejam com volumes aceitáveis de água, que possam propiciar um aumento de produção pesqueira.


O secretário executivo de Pesca e Aquicultura Familiar, Thiago Sá Ponte, ressalta que a expectativa é gerar 1,255 toneladas de peixe por ano e R$ 6 milhões em negócios rurais. “O governador Camilo Santana proporciona ocupação e renda aos pescadores artesanais e investe R$ 542.719,14 com este projeto”, destaca. Do total de espécies a serem distribuídas, quatro milhões serão alevinos de Tilápia e um milhão de outras espécies, dentre carpa, curimatã e tambaqui, peixes comuns nos açudes do Estado.