quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Governo do Ceará entrega nova sede da EEMTI General Eudoro Corrêa, em Fortaleza

 


Com o intuito de beneficiar os jovens dos bairros Parangaba, Jóquei Clube e Demócrito Rocha, o governador Camilo Santana entregou, nesta quinta-feira (9), a nova sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) General Eudoro Corrêa, localizada no bairro Parangaba, em Fortaleza. A inauguração teve a presença da vice-governadora Izolda Cela, do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e da secretária da Educação, Eliana Estrela, além de autoridades e profissionais da educação.




“Hoje, a história recomeça aqui. São 46 anos de história. Fico feliz em fazer parte deste dia e da história da Escola Eudoro Corrêa. E vocês, que fazem parte desta escola, aproveitem. Vocês, alunos, batam no peito e digam: eu sou capaz. Saibam que vocês são a esperança e o futuro do nosso estado”, afirmou Camilo Santana, agradecendo aos profissionais da educação.

A unidade entregue pelo Governo do Ceará tem capacidade para atender até 480 estudantes e funcionará em tempo integral, das 7 às 17 horas. Para isso, o equipamento tem três pavimentos, com 12 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, elevadores para garantir a acessibilidade, além de um ginásio poliesportivo.

Atualmente, o Ceará tem 324 escolas com jornada ampliada. São 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 201 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral. Na Capital cearense, 76 escolas funcionam em jornada estendida, com atendimento de 23.777 alunos.


Ao falar sobre a parceria entre Estado e Município que transformou Fortaleza na Capital com mais escolas em tempo integral no País, José Sarto destacou a importância do equipamento para a juventude. “Aproveitem essa escola. Tirem dela o que vocês podem tirar, porque é isso que vai fazer a diferença. Vocês têm um tesouro nas mãos”.


Para a vice-governadora Izolda Cela, o novo espaço entregue à comunidade escolar Eudoro Corrêa contribui para o trabalho dos professores e a elaboração dos projetos de vida dos estudantes. “É muito bacana ter uma estrutura dessa. Além da estrutura, as condições para fazer com que vocês possam ter a melhor oportunidade. Uma oportunidade preciosa; esse tempo de estudo e preparação para vocês organizarem o projeto de vida e realizarem sonhos”.

A titular da Seduc, Eliana Estrela, reforçou que a escola em tempo integral é um lugar de oportunidades e construção coletiva. “Nós estamos aqui com essa alegria para entregar um equipamento que não é só estrutura, que é importante e não deixa a desejar a nenhuma escola particular. Mas, especialmente, porque é ela de tempo integral, onde nós temos [disciplinas] eletivas que vocês alunos escolhem, e os professores juntos com os alunos refletem o que é mais importante para a escola”.

O investimento para a obra e aquisição de equipamentos foi de R$ 10,5 milhões, com recursos do governo estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).