quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Em ação pioneira no Brasil, Governo do Ceará lança o Cientista Chefe da Cultura com seminário na sexta-feira (10)


A cultura é uma das atividades humanas com maior potencial de educação, formação integral de valores e atitudes, de agregação e cooperação comunitária, produção de solidariedade, combate à violência e inclusão social.

Pensando assim, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), lança, nesta sexta-feira (10), às 9h, em evento virtual no Youtube da Secult, o “Cientista Chefe da Cultura”.


A iniciativa articula a Universidade com a gestão pública e já conta com representantes em várias outras áreas, como segurança pública, educação, proteção social, infraestrutura e recursos hídricos. Para marcar o lançamento, será realizado, além da apresentação do programa, a realização online do “I Seminário Público do Projeto Cientista Chefe da Cultura” com o tema “Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará”.


O Programa Cientista-Chefe do Estado do Ceará mobiliza a inteligência acadêmica para as aplicações diretas das teorias, metodologias, ferramentas e outros produtos na gestão pública, com notável aproveitamento de tempo e diminuição de distâncias burocráticas.

Implantar esse programa no setor cultural significa compreender que a cultura é campo vasto e fértil para mobilizar pessoas (comunidades, coletividades, grupos); articular programas, projetos e ações de outras áreas da gestão pública, tais como: educação, saúde, infraestrutura, turismo, assistência social, segurança, planejamento e economia; combater a pobreza e as desigualdades correlatas e incluir uma imensa quantidade da população, privada do consumo de produtos e serviços culturais.